Teste: Nissan Livina S 1.8 automática



Faz tempo que queríamos testar uma Livina, desde que ficamos muito bem impressionados ao ser transportados por ela em diversas situações. Acabou só acontecendo agora, mas ainda em tempo.

Olhando de fora, a Livina parece ser saída da prancheta como uma espécie de resposta de projetistas e engenheiros a uma pergunta simples: “se uma pessoa só pudesse ter um carro, como ele seria?”. Note que não é uma pergunta direcionada ao público de países desenvolvidos, que via de regra podem se dar ao luxo de terem mais carros na família – é o Jeremy Clarkson que diz que “não gosta de peruas, elas são para pessoas com poucos carros”.

Dentre as escolhas que projetistas e engenheiros precisaram fazer na criação da Livina, dentro da hipotética pergunta acima, está a de fazer um carro acessível e, portanto, sem capacidade de fora-de-estrada, algo que sempre deve ser considerado ao se desenhar carros “pau pra toda obra”. Mas fora isso, a Livian cobre todos os outros pontos: tem desempenho suficiente para andar carregada, com motores 1.6 e 1.8; tem espaço interno para cinco pessoas, sete na versão Grand; porta-malas amplo; lista de equipamentos que, se não brilha, também não deixa nada relevante de fora; e ainda por cima é barata em custos de abastecimento e manutenção.

O desenho já segue essa filosofia, sendo agradável e de lento envelhecimento ao mesmo tempo em que segue a função do carro. Lembremos que a Livina já tem cinco anos de Brasil sem nenhum face-lift e nem por isso parece antiga – o que não se pode dizer de alguns Hyundais que já saem datados das pranchetas...

O interior tem a mesma pegada. É muito funcional e se você é daqueles que gostam de surpresas, este não é o seu lugar. O cluster, com iluminação em amarelo, traz o conta-giros na esquerda e troca o ponteiro do termômetro da água por luzes-espia. Uma pequena tela digital à direita mostra quilometragem e a marcha selecionada, mas em “D” não indica a marcha em uso, somente “D”. Todo o resto está onde se espera: controle dos vidros na porta, saídas de ar no topo no painel, com o rádio logo abaixo no controle central, em seguida os (enormes) comandos do ar-condicionado manual e depois porta-copos. Um lugar onde qualquer motorista rapidamente se sente à vontade.


O acabamento, como seria de se esperar, segue o padrão japonês de boa montagem completamente sem luxos. Plásticos são rígidos mesmo no painel e agradável interior em dois tons, mesclando preto e cinza claro – nossa combinação favorita no M4R – foi substituído nos modelos mais recentes por um ambiente todo preto, que se por um lado é mais fácil de limpar, por outro é bem sem graça. A unidade testada, com pouco mais de 20 mil km, apresentava ruídos bem perceptíveis de acabamento (conhecidos como “grilinhos”), o que é incomum em japoneses.
O motorista se acomoda bem de imediato, o que mostra cuidado no projeto. O volante é regulável em altura e mostra boa pega, auxiliado pelo acabamento em couro perfurado presente nessa versão. Faz falta o ajuste de altura do cinto, que pode incomodar os motoristas fora da “altura média” entre 1,75 e 1,80m. Também não há ajuste de altura do banco ou de distância do volante (o que mereceria ser revisto).

O espaço interno em geral é excelente, bem amplo na frente e que não compromete o espaço traseiro para pernas mesmo com motoristas mais altos. É carro para andar com quatro pessoas por longos trajetos sem contorcionismos – o quinto ocupante sempre sacrifica algo pois nenhum carro desse tamanho é largo o suficiente. O porta-malas de 449 litros é cavernoso e, ao contrário do que acontece em sedãs, a utilização em modelos como peruas e minivans é muito mais versátil em termos de acomodação de itens de tamanho pouco convencional.


A versão “S” da Livina, como a testada, foi criada em abril de 2010 como uma versão intermediária entre a básica e a SL, e os equipamentos de série incluem direção elétrica (ótima na cidade, bastante macia), ar manual, vidros, travas e retrovisores elétricos, air bag duplo, ABS, trava das portas por controle remoto, rádio CD/MP3 e rodas de 15”. Com o tempo, ganhou para-brisa degradê, travamento automático das portas (!), alarme, iluminação no porta-malas e apoio de braço central dianteiro.

A Livina testada combina um motor 1.8 16v de 126 cv a 5.200 rpm com 17,5 m.kgf de torque a 4.800 rpm. Nota-se de cara que não é girador, portanto com bons números de desempenho já em baixa rotação, o que agrada bastante na condução urbana. Não é o negócio dele ser levado ao limite de giros. Merece elogios a estratégia da Nissan de dedicar este motor mais torcudo à Livina automática, enquanto a manual fica com 1.6 muito mais girador. A Honda poderia aprender com isso: seus motores são ótimos, mas essa característica de potência e torque a nove mil rpm não combina com câmbio automático. Câmbio automático quer torque em baixa.

Conhecida pelos CVTs, a Nissan aplicou um simplório câmbio automático de quatro marchas à Livina. Quatro marchas nunca são melhores do que cinco ou seis, mas a calibração desta unidade merece ser estudada por todas as montadoras que ainda oferecem este tipo de câmbio em seus carros. Uma primeira curta para grande agilidade nas saídas, mas que não sente “buraco” para a segunda marcha devido ao conversor de torque estar sempre de prontidão. As trocas são suaves, as retomadas em baixa velocidade – situação crítica nesse tipo de câmbio – também, e a quarta é longa para conforto em viagens. Seria melhor um cinco ou seis marchas? Sem dúvida. Mas como está, não desaponta; ao contrário, surpreende.

A suspensão de conceito simples, McPherson na frente e eixo de torção atrás, tem padrão Ford de calibração e isso é um elogio dos bons: conforto em pisos irregulares, ao mesmo tempo com estabilidade adequada e precisão de direção. Os pneus 185/65 R15 são bem dimensionados, altos o suficiente para resistir a buracos e largos o suficiente para dar segurança.

Os freios são a tambor atrás, mereceriam ser a disco, mas a “mordida” do pedal de freio é decidida e passa segurança ao motorista.

Tudo isto posto, a Livina responde de forma competente ao desafio do início do texto: “se uma pessoa só pudesse ter um carro, como ele seria?”. Pode tranquilamente ser uma Livina, que leva toda a família com espaço, conforto e competência, sem negar fogo em nenhum item. A versão automática então é parceira de todos os momentos, do trânsito pesado às longas viagens em estradas. Claro que existem ressalvas: a lista de equipamentos não é lá essas coisas (aliás não costuma ser em nenhum carro japonês), faltam regulagens para acomodação do motorista, temos dúvidas quanto à durabilidade do acabamento e, cá entre nós, se você curte “pimenta” no carro a Livina não é a melhor opção. Mas não encontramos nenhum outro carro nessa faixa de preço que responda tão bem à pergunta acima.


Estilo 8 – Forma que segue a função. Não parece que já tem cinco anos de mercado.

Imagem – Digamos que dificilmente o James Bond aparecerá de Livina no próximo filme. Mas também mostra que o dono não se rende a modinhas idiotas tipo “escultura fluida”.

Acabamento 5 – Materiais simples, mas bem montados. Aparentemente ruidosos.

Posição de dirigir 6 – Em que pese a falta de regulagem de altura do cinto e do banco, e de distância do volante, não é ruim.

Instrumentos 5 – Gostamos de painéis com termômetro de água e computador de bordo.

Itens de conveniência 7 – Tem o que precisa ter. O que não inclui mimos.

Espaço interno 9 – Leva todo mundo com conforto.

Porta-malas 8 – Amplo, quadrado, disposto a carregar tralhas variadas. Acabamento poderia melhorar.

Motor 8 – Tem um ronco gostoso e torque em baixa, o mais importante nesse tipo de carro.

Desempenho 7 – Dificilmente está no topo da prioridade do comprador de Livina. Mas se o boy do Gol 1.0 estiver ouriçado, dá pra dar um espanco nele.

Câmbio 7 – Um dos melhores quatro marchas que já tocamos. Entre botão que desabilita a quarta marcha e as posições “2” e “1” no câmbio, dá pra selecionar todas as marchas em descidas de serra.

Freios 7 – Gostaríamos de disco atrás. Mas está bem.

Suspensão 9 – Ponto alto, confortável e estável.

Estabilidade 8 – Surpreendente para o carro.

Segurança passiva 6 – Sempre fica no ar a questão se esses carros familiares não deveriam vir com trocentos airbags de fábrica. Como está, cumpre o esperado.

Custo-benefício 9 – Uma das melhores opções quando se pensa em um carro multiuso.


Comentários

Anônimo disse…
li o post mas não concordo. livina é um carro com banco reto e duro demais, que dói as costas depois de uma viagem de 2 horas. o acabamento é bem espartano. Esse é aquele carro que não é bom em nada, não tem um motor 2.0 de um astra, espaço interno de uma zafira, suspensão confortável como os fiats ou gm, não tem som no volante como em carros mais simples. E ainda é um mico na revenda e manutenção e peças. não tem nada de interessante, talvez somente o preço. para mim é aquele pai de família que quer um carro barato e que não seja 1.0. qual é o argumento de venda de uma livina? simplesmente não tem. nem propaganda tem da nissan.
rsgoldget disse…

It is very important to identify a excellent pursuit for produce much more Runescape Platinum. For that reason before you begin as a way to carry out the total video game, you'd greater locate a handful of data to generate a great planning for that will online game.Several runescape game enthusiasts believe that it's actually a genuine fantastic method to produce a large amount of runescape rare metal inside online game.
Buy Runescape Gold

Cheap Runescape Gold
Geovane paulo Hoelscher disse…
Sou proprietário de uma Grand Livina SL e a sua descrição do carro é perfeita. Acho a Livina um carro honesto, barato para manter é muito bom para andar. Tem bom desempenho, boa estabilidade e faz 12 km/l em estrada, com gasolina, na cidade faz 8 km/l. Já fizemos duas viagens grandes com 7 pessoas, uma para RJ e outra para GO. Sou de SC. No porta-malas de 600 litros cabe tudo. Estou feliz com minha Grand Livina!

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Gol G4 com interior de G3