HB20: Primeiras impressões

O segundo dia do Salão do Automóvel foi chato, só com os importados de baixo volume. Vamos falar de outra coisa.

Tivemos um bom contato com o Hyundai HB20. Só faltou dirigir.

A impressão que ficou é a de um carro projetado e construído para derrubar o Gol. E está no caminho certo.

Antes de seguir, um parênteses. Recebemos alguns comentários criticando os elogios que o M4R faz ao compacto da Volkswagen. O Gol G5 é o melhor carro do segmento de entrada disponível hoje no Brasil, e ponto final. É melhor que Uno, Palio, Celta, Ka, Fiesta, 206,5, Clio, Logan, March. O único que tem argumentos nessa disputa é o Sandero. E é por isso que usamos o Gol como referência no segmento.

O último carro que lembramos foi lançado com um concorrente em vista foi o Vectra, que mirava no Corolla da antiga geração. Todos sabemos o que aconteceu: a GM fez um carro 0,1% melhor que o Corolla, aí veio o New Civic, o Corolla remodelado e o Vectra voltou ao esquecimento.

A Hyundai não cometeu esse erro. O HB20 é consideravelmente melhor que o Gol em alguns aspectos, como o design externo (e isso vindo de gente que não é fã dessa história de “linhas fluidas”) e o layout da cabine, bem mais moderno e agradável no coreano. O acabamento é similar, com plástico duro em toda a parte, mas a Hyundai mescla texturas e obtém um bom resultado final. Os mais completos vêm com volante em couro, revestimento nos porta objetos e maçanetas em tom de alumínio, um visual luxuoso até.

O espaço interno não é lá essas coisas. O carro é compacto, e por isso sacrifica quem vai atrás. O espaço para cabeças é bom, mas largura e espaço para pernas estão na média do segmento. A posição de dirigir é ótima: centralizada, e os ajustes de altura e profundidade do volante (opcional) são amplos. O volante tem boa pega e a alavanca do câmbio é uma delícia de manusear, leve e com curso adequado.

O porta-malas é bom para a categoria e vem todo revestido – carpete na base e plástico nas laterais.

Pelo posicionamento no mercado, a força real do HB20 está no segmento de entrada e intermediário: de 32 a 40 mil reais, é difícil achar concorrentes. O Sandero tem mais espaço, menos design, menos refinamento. O Gol é muito bom de dirigir – não sabemos o HB20 ainda -, mas menos design e menos refinamento também.

Nas versões de topo, e o HB20 fica uma graça com o volante em couro e interior em dois tons, a briga fica mais séria. Na faixa acima de 45 mil já encontra-se opções como Nissan Tiida, New Fiesta, até Fit de entrada, que tem outros bons pontos fortes.

O carrinho conseguiu dar uma boa chacoalhada no segmento. Fiat, GM e Ford vão ter de rever os carros meia sola que oferecem (o Onix, novidade GM, já nasceu datado). Que continue assim.

Comentários

Gustavo disse…
Olá Dub,

Você disse que o Onix já nasceu datado. Por que você acha isso? Obrigado.
Anônimo disse…
olá, gostaria de dizer que admiro muito esse Blog.

acho sinceramente que o desenho do HB20 vai cansar muito rápido, sei lá é uma impressão.
Anônimo disse…
Olá Dub! Tb estou curioso para saber o porquê do Ônix tb já ter nascido "datado". Imaginava que a GM fosse trazer o Corsa europeu ao invés de fazer essa gambiarra nacional. Mas infelizmente esse é o padrão que impera na indústria nacional (vide Palio, Uno, Gol, Agile etc ). Abraços, Luciano!
Anônimo disse…
Vc podia falar mais sobre os novos GM, que não vimos muito ainda.

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3