Comentários: Salão do Automóvel de SP 2012

Começa amanhã o Salão do Automóvel de São Paulo 2012. Evento que traz boas lembranças para o M4R graças à extensa cobertura que fizemos no ano passado e também por conta do teste do melhor carro que já passou pelas nossas mãos: o Audi R8 Spyder.

Em 2012, deixamos o assento do motorista e vamos acompanhar o evento pelo lado do passageiro. Reportagens sobre o Salão podem ser encontradas nos grandes portais de notícias – aqui ficamos com a especialidade do M4R, os comentários.

Vejamos como foi o primeiro dia, 22/10:

Nissan:
A novidade é a vinda do Altima para concorrer com Fusion / Jetta / Civic Corolla. Não fará diferença significativa no mercado pela proposta da Nissan, a não ser que algo mude radicalmente, como o preço.

A empresa quer ser a maior japonesa do Brasil em 2016. Enquanto Honda e Toyota ficarem de fora do segmento dos compactos, ou lançarem carros risíveis como o Etios, a missão não é difícil. O quebra-cabeças é produzir no Brasil, já que não dá pra segurar essa bronca importando tudo do México. Especialmente o March, carro de alto volume.

Toyota:
Prius a R$ 120 mil – mais barato e com mais imagem que o Fusion híbrido. Mas essa tecnologia não faz muito sentido num país com disponibilidade de um biocombustível na bomba, como o etanol.

Renault:
Um Clio que começa a virar um Palio, tamanha a quantidade de reestilizações. Clio europeu, que é bom, nada.

Fluence turbo é carro interessante de imagem. Pode ajudar a alavancar as vendas do Fluence normal, um ótimo carro. Agora, câmbio manual? Difícil de emplacar.

Mercedes-Benz:
Muita babação, pouca utilidade prática.
VW:
Gol duas portas, que traz poucas novidades, e conceito Taigun (anagrama de Tiguan). Achamos estranho. Melhor coisa do Novo Fusca é se chamar Fusca.

Boa notícia é o Up! com motores flex turbo. Será? E quando?

Ford:
Espaço movimentado e com boas novidades. Fiesta com face lift é bonito e consegue ser ainda melhor que o atual, mas bem que a versão ST de 180 cv exposta poderia ser vendida por aqui.

Focus Mk3 é melhor ao vivo que em fotos e sinaliza alinhamento do Brasil com o resto do mundo – que chegue logo às lojas.

Novo Fusion é de babar, com cara de Aston Martin. Versão de topo ficou um tanto cara a R$ 113.000. Resta saber se o preço da versão de entrada, agora flex, continuará sendo competitivo como é o Fusion 2.5 hoje.

Nova Ranger marca a descontinuidade da dupla veterana S10 e Ranger, que não dava mais. Agora temos em todo o segmento opções de picapes modernas e com boa dirigibilidade.

EcoSport Powershift: primeiro nacional com câmbio de dupla embreagem. Melhor que os automáticos tradicionais e anos-luz à frente dos automatizados. Está na hora desta tecnologia se tornar mais comum no Brasil. Que venha não só para o jipinho, mas também para Focus e principalmente Fiesta.

Chevrolet:
Onix com motores 1.0 e 1.4 partindo de 30 mil. Design não é o forte, mas o interior parece ser bem razoável. Muito melhor que o Celta sob qualquer aspecto, mas não se compara ao Corsa europeu. Opção de câmbio automático de 6 marchas é um passo firme para matar os automatizados.

TrailBlazer renova a veterana SUV com dirigibilidade, design e equipamentos dignos do século 21. Pessoal da PM não terá saudades da antiga.

Mitsubishi:
ASX com face-lift.

Citroën:
Bonitos, bacanas, muito legais os DS4 e DS5, mas se o DS3 já custa 80 mil, por quanto vão sair os outros? Exageraram na dose. A linha toda devia ser R$ 20 mil mais barata.

Fiat:
Presença fraca para uma montadora do seu porte. 500 Cabrio é o conversível mais barato do Brasil, só que não. Pois não é um conversível, é no máximo um TARGA.
Honda:
Boas notícias por aqui. A melhor é a revitalização da gama Civic, com novas nomenclaturas (LXL, LXR e EXR no lugar de LX, LXL e EXS) e motor 2.0 flex de 155 cv nas duas últimas. Mais do que a potência, o maior torque deve fazer do Civic um carro muito mais agradável do conduzir do que é hoje, em que o carro só tem força em altos giros.

Sinalização ainda de Civic Si de volta em 2014, com motor 2.4 aspro de 201 cv e preço de R$ 140 mil. Importado, daí o preço abusivo. No salão do ano passado com a mesma grana era possível levar um Omega de 292 cv e tração traseira... enfim.

Os mesmos motores 2.0 do Civic vão para a CR-V, e qualquer aumento de potência nesta lesminha é bem-vindo.

Fit Twist é versão aventureira de um dos carros menos aventureiros e mais avessos a barro do Brasil, o Fit. Tem louco pra tudo.

E a Acura vem aí, para fazer zero diferença no mercado.

Peugeot:
A chegada do 208 finalmente alinha o segmento de entrada da marca com o que é feito na Europa e rebaixa o 206,5 para o primeiro patamar de preços.

Gostar ou não do design diferente do 208 é outra história.

Hyundai:
HB20 aventureiro é bonito e pode vender alguma coisa. Por si só o carro já é grande novidade e vai gerar um filhote sedã para o primeiro semestre de 2013.

Novo i30 adota o 1.6 flex de 128 cv usado em Soul e Cerato. Pouco motor para um hatch médio, fica a dúvida de como concorrer com os 2.0.

Vem mais por aí!

Comentários

Anônimo disse…
Estou comprando um carro por esses dias. Estou em dúvida entre o Palio Sporting manual ou Gol 1.6 duas portas(achei mais bonito que de 4)I Motion, rodas 16, abs e air bags etc.
Anônimo disse…
Preciso de uma ajuda: no valor de até R$ 200.000 (na categoria de sedan grande), considerando todas as marcas do mercado quais as melhores opções de compra? Busca-se conforto, muito espaço interno, suspensão macia e tem que ter um excelente motor. Dub, se tivesse esse dinheiro qual seria sua escolha e porque?
Dubstyle disse…
Esta faixa de até R$ 200 mil é saborosa. A nossa escolha seria um Range Rover Evoque, e despachar bagagem / filhos / sogra de ônibus.

Outras boas opções:
Audi A5 Sportback
BMW 328i (um pouco acima)
MB C 250
VW Passat CC
Volvo XC60 T5 (a mais adequada ao seu perfil)
Ainda dá pra considerar economizar um bom dinheiro e na faixa de R$ 150 mil levar um Ford Edge ou um Kia Mohave, boas escolhas também).
Anônimo disse…
a grande questão é que tem que ser sedan grande, entre as opções tenho camry, cadenza, MB C 250, a5, azera. Queria saber se estava esquecendo algum dessa categoria. Hoje tenho um camry 2009 e gostaria de mais conforto ou ficar pelo menos no mesmo, o que já considero muito bom.
Gustavo Guida disse…
Olá Dub,

Quero muito saber a sua opinião entre esses três carros:Gol 1.6 2 portas (achei bem mais bonito que o de4) com câmbio robotizado, rodas 16, air bag e abs etc. Palio Sporting com os mesmos opcionais (menos câmbio robotizado) ou Nissan March 1.6 SR. São carros na faixa dos 40 mil, vc ficaria com qual?
Dubstyle disse…
Gustavo,

Hyundai HB20, qualquer versão que caiba no seu orçamento, a não ser as com vidros manuais. Seria nossa escolha.

Dentre as opções, Gol e March são ótimos carros, vá pela preferência pessoal. Evite o Palio.
Gustavo Guida disse…
Valeu! Muito Obrigado. O problema do HB20 é a fila de espera e os vendedores desatenciosos,que não estão fazendo questão de vender(já estão vendendo muito). Como tá difícil comprar esse carro. Mas vou pesquisar mais uma vez. Caso contrário vou comprar o Gol. Obrigado.
Anônimo disse…
gustavo vc tem 40 mil reais e vai comprar um GOL? vc é um salame, pega qq outro carroo q é melhor. com essa mentalidade vc deveria andar de novo uno, alias deve fazer o seu gosto e ser bem parecido! ufa desabafei.
Gustavo disse…
O sem nome acima. Com um limite de 40.000,00 reais não da pra comprar carro 0 KM acima dessa categoria. Não quero um semi-novo, tenho meus motivos.Se vc não gosta do Gol,respeite os que gostam. Ele é um excelente carro dentro da sua categoria, ainda mais com os opcionais citados acima.ótima dirigibilidade, estabilidade exemplar, comandos precisos e bem definidos etc. Tenho conhecimento de causa, tive um Gol Power e um Rallye, ambos G5. Vai procurar entender mais do mundo automotivo...ah, eu não sei a sua idade, dependendo dela, ainda há tempo pra vc se educar.
Gustavo disse…
Olá Dub,
Desculpe pelo incomodo, mas junto com o March SR, HB20 e Gol, vc incluiria também o Onix 1.4 como uma boa opção? Obrigado.
Dubstyle disse…
Gustavo,

Em teoria sim, uma opção válida.

Porém, não andamos e nem entramos no Onix ainda, então não é possível dar uma opinião mais substanciada.
Anônimo disse…
Gente, estou para comprar um civic que vai ser substituído pela nova versão de 2.0. A dúvida é se pego o atual 1.8 ou espero o 2.0. Há de se considerar que hoje o carro ta com um desconto e ainda o desconto do IPI.
Gustavo disse…
Olá,Civic 2.0 tá chegando,mas o motor 1.8 não será aposentado.O ipi foi reduzido, e os descontos praticados antes também. Acredito que se a redução não continuar, os descontos vão aumentar(as vendas vão diminuir). Então aposto que os preços praticados hoje não vão mudar após a volta das alíquotas anteriores.Mas estou apenas especulando, e acho que vou arriscar(também estou comprando carro).Dependendo da diferença de preços entre o 1.8 e o 2.0, talvez não será interessante pegar o motor maior. Se você valoriza muito um pouco mais de desempenho, mesmo com consumo um pouco maior, espere o 2.0 (vc já entrou em contato com as concessionárias pra saber sobre o 2.0? deve tá chegando) Abraço.
Anônimo disse…
Gustavo vc está se nivelando por baixo, se estivéssemos falando em 30 mil reais e vc quisesse o gol g5 beleza dentre as opções que tem no mercado nem falaria nada, seria até umas das minhas quem sabe, mas com 40 mil reais é não dar valor ao seu dinheiro, desculpe. Já tive um gol g3 por isso posso dizer sobre o carro. O banco do carro é o mesmo que estar na arquibancada de qualquer estádio de futebol. No g5 não é muito diferente (apesar de terem colocado um forro de melhor qualidade nos bancos). Minha experência de carros não vem de ler e sim de rodar. Na empresa que trabalho comecei a fazer várias viagens longas e a cada 20 dias alugava um carro diferente (portanto gol, fiesta, uno, celta, classic, sandero), enfim todos esses carros de entrada já conheco muito bem. Quanto a comprar carro 0KM em vez de semi-novo vc está corretíssimo. Por experiência própria quando vc começa a usar outros carros sua referência muda e a minha referência é que o gol era o melhor carro, ledo engano. Não quero induzir vc a comprar nenhum carro, mas se for volksmaníaco ou algo do tipo beleza dentro da marca uma opção melhor seria o fox. É só pensar: essas versões topo de linha não vende nada nas montadoras, porque as pessoas logo partem para carros melhorem montados, com mais espaço e acabamento superior. As montadoras pegam um carro inferior (g5) e enchem de acessórios baratos mas úteis e o preço dele fica caro. Agora se vc ainda acha que o gol as revisões são baratas, tem revenda boa e seguro barato vá comprar logo o carro. Minha opinião é: todo carro desvaloriza muito independente do modelo/marca (o seu vai ser pior ainda porque é um carro inferior com muitos acessórios que a revenda não vai querer pagar por eles na venda), o risco de te roubarem é muito alto porque o gol é carro mais roubado do país, logo apólice é mais cara (o que vc vai pagar de seguro a mais nele todo ano seria um valor que poderia dar num carro superior menos visado e de seguro mais barato) e por último vai aceitar num dos carros mais inseguros do país (1 ou 2 estrelas em segurança). A grana que vc tem é boa se vc conseguir colocar mais uns 3 mil que é o que vai gastar a mais no seguro do g5 nos próximos anos, dá para vc pegar um polo. Entra em um polo e depois num gol. Comece comparando pelas maçanetas internas, manopla de cambio, abertura do porta luva. desculpe mas se sentir valorizado pelo seu dinheiro, e vc PODE CARA. Não sou contra a volks até gosto mas nessa faixa abra a sua mente. O nível é outro, se vc ouve um pancadão antes de olhar o carro vc pensa: tem muita chace de ser um g5 mas não um polo. Quem tem um polo não precisa fazer isso para aparecer o carro é belo por si. O polo foi feito pensando nos grandes mercados do exterior e o gol adaptado ao gosto do brasileiro. Em qual dos 2 grupos de perfis que vc se enquadra é o que vai definir a sua compra. Desculpe por ter chamado de salame, não foi pessoal, era algo do tipo, esse cara está melhorando de vida e vai ficar sempre na mesma, não vai pegar um carro MUITO melhor, em outras palavras como que nós do próprio m4r vamos falar em carros melhores se o consumidor se comporta dessa forma? foi mais um desabafo mesmo
Gustavo disse…
Não entendi. Você disse:como que nós do próprio M4R vamos falar em carros melhores.....Vc é do M4R ou um visitante como eu? Independente disso, realmente vc exagerou nas palavras. Gosto muito das matérias do blog, apesar das escassas publicações. O M4R sempre elogiou muito o Gol G5, que era o melhor compacto da categoria, que não ficava devendo nada para os compactos europeus, que parece carro de categoria superior (qdo andou no Gol Rallye por exemplo) etc. Sinceramente não vejo opções de até 41 mil(meu limite)melhores que Gol,Onix,HB20(esse tá impossível de comprar)e March por exemplo. O Fox tem um acabamento muito bom,mas a versão Prime(a única que eu compraria do Fox)esta acima do meu limite. Obrigado. Ah, vc esta desculpado.
Gustavo disse…
Corrigindo: Montei um Fox 1.6, abaixo do Prime, que me interessou, esta dentro do que eu posso (já considerando o desconto para pessoa jurídica que eu tenho).Vou analisar essa proposta.

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