Comentários: Salão do Automóvel de SP 2012
Começa amanhã o Salão do Automóvel de São Paulo 2012. Evento que traz boas lembranças para o M4R graças à extensa cobertura que fizemos no ano passado e também por conta do teste do melhor carro que já passou pelas nossas mãos: o Audi R8 Spyder.
Em 2012, deixamos o assento do motorista e vamos acompanhar o evento pelo lado do passageiro. Reportagens sobre o Salão podem ser encontradas nos grandes portais de notícias – aqui ficamos com a especialidade do M4R, os comentários.
Vejamos como foi o primeiro dia, 22/10:
Nissan:
A novidade é a vinda do Altima para concorrer com Fusion / Jetta / Civic Corolla. Não fará diferença significativa no mercado pela proposta da Nissan, a não ser que algo mude radicalmente, como o preço.
A empresa quer ser a maior japonesa do Brasil em 2016. Enquanto Honda e Toyota ficarem de fora do segmento dos compactos, ou lançarem carros risíveis como o Etios, a missão não é difícil. O quebra-cabeças é produzir no Brasil, já que não dá pra segurar essa bronca importando tudo do México. Especialmente o March, carro de alto volume.
Toyota:
Prius a R$ 120 mil – mais barato e com mais imagem que o Fusion híbrido. Mas essa tecnologia não faz muito sentido num país com disponibilidade de um biocombustível na bomba, como o etanol.
Renault:
Um Clio que começa a virar um Palio, tamanha a quantidade de reestilizações. Clio europeu, que é bom, nada.
Fluence turbo é carro interessante de imagem. Pode ajudar a alavancar as vendas do Fluence normal, um ótimo carro. Agora, câmbio manual? Difícil de emplacar.
Mercedes-Benz:
Muita babação, pouca utilidade prática.
VW:
Gol duas portas, que traz poucas novidades, e conceito Taigun (anagrama de Tiguan). Achamos estranho. Melhor coisa do Novo Fusca é se chamar Fusca.
Boa notícia é o Up! com motores flex turbo. Será? E quando?
Ford:
Espaço movimentado e com boas novidades. Fiesta com face lift é bonito e consegue ser ainda melhor que o atual, mas bem que a versão ST de 180 cv exposta poderia ser vendida por aqui.
Focus Mk3 é melhor ao vivo que em fotos e sinaliza alinhamento do Brasil com o resto do mundo – que chegue logo às lojas.
Novo Fusion é de babar, com cara de Aston Martin. Versão de topo ficou um tanto cara a R$ 113.000. Resta saber se o preço da versão de entrada, agora flex, continuará sendo competitivo como é o Fusion 2.5 hoje.
Nova Ranger marca a descontinuidade da dupla veterana S10 e Ranger, que não dava mais. Agora temos em todo o segmento opções de picapes modernas e com boa dirigibilidade.
EcoSport Powershift: primeiro nacional com câmbio de dupla embreagem. Melhor que os automáticos tradicionais e anos-luz à frente dos automatizados. Está na hora desta tecnologia se tornar mais comum no Brasil. Que venha não só para o jipinho, mas também para Focus e principalmente Fiesta.
Chevrolet:
Onix com motores 1.0 e 1.4 partindo de 30 mil. Design não é o forte, mas o interior parece ser bem razoável. Muito melhor que o Celta sob qualquer aspecto, mas não se compara ao Corsa europeu. Opção de câmbio automático de 6 marchas é um passo firme para matar os automatizados.
TrailBlazer renova a veterana SUV com dirigibilidade, design e equipamentos dignos do século 21. Pessoal da PM não terá saudades da antiga.
Mitsubishi:
ASX com face-lift.
Citroën:
Bonitos, bacanas, muito legais os DS4 e DS5, mas se o DS3 já custa 80 mil, por quanto vão sair os outros? Exageraram na dose. A linha toda devia ser R$ 20 mil mais barata.
Fiat:
Presença fraca para uma montadora do seu porte. 500 Cabrio é o conversível mais barato do Brasil, só que não. Pois não é um conversível, é no máximo um TARGA.
Honda:
Boas notícias por aqui. A melhor é a revitalização da gama Civic, com novas nomenclaturas (LXL, LXR e EXR no lugar de LX, LXL e EXS) e motor 2.0 flex de 155 cv nas duas últimas. Mais do que a potência, o maior torque deve fazer do Civic um carro muito mais agradável do conduzir do que é hoje, em que o carro só tem força em altos giros.
Sinalização ainda de Civic Si de volta em 2014, com motor 2.4 aspro de 201 cv e preço de R$ 140 mil. Importado, daí o preço abusivo. No salão do ano passado com a mesma grana era possível levar um Omega de 292 cv e tração traseira... enfim.
Os mesmos motores 2.0 do Civic vão para a CR-V, e qualquer aumento de potência nesta lesminha é bem-vindo.
Fit Twist é versão aventureira de um dos carros menos aventureiros e mais avessos a barro do Brasil, o Fit. Tem louco pra tudo.
E a Acura vem aí, para fazer zero diferença no mercado.
Peugeot:
A chegada do 208 finalmente alinha o segmento de entrada da marca com o que é feito na Europa e rebaixa o 206,5 para o primeiro patamar de preços.
Gostar ou não do design diferente do 208 é outra história.
Hyundai:
HB20 aventureiro é bonito e pode vender alguma coisa. Por si só o carro já é grande novidade e vai gerar um filhote sedã para o primeiro semestre de 2013.
Novo i30 adota o 1.6 flex de 128 cv usado em Soul e Cerato. Pouco motor para um hatch médio, fica a dúvida de como concorrer com os 2.0.
Vem mais por aí!
Comentários
Outras boas opções:
Audi A5 Sportback
BMW 328i (um pouco acima)
MB C 250
VW Passat CC
Volvo XC60 T5 (a mais adequada ao seu perfil)
Ainda dá pra considerar economizar um bom dinheiro e na faixa de R$ 150 mil levar um Ford Edge ou um Kia Mohave, boas escolhas também).
Quero muito saber a sua opinião entre esses três carros:Gol 1.6 2 portas (achei bem mais bonito que o de4) com câmbio robotizado, rodas 16, air bag e abs etc. Palio Sporting com os mesmos opcionais (menos câmbio robotizado) ou Nissan March 1.6 SR. São carros na faixa dos 40 mil, vc ficaria com qual?
Hyundai HB20, qualquer versão que caiba no seu orçamento, a não ser as com vidros manuais. Seria nossa escolha.
Dentre as opções, Gol e March são ótimos carros, vá pela preferência pessoal. Evite o Palio.
Desculpe pelo incomodo, mas junto com o March SR, HB20 e Gol, vc incluiria também o Onix 1.4 como uma boa opção? Obrigado.
Em teoria sim, uma opção válida.
Porém, não andamos e nem entramos no Onix ainda, então não é possível dar uma opinião mais substanciada.