5.9.12

Impressões: Toyota Etios


Há algum tempo elogiamos no M4R a estratégia de marketing da VW quando do lançamento do Golf 4,5. Mesmo com produtos ruins na mão, a turma se esforça para tirar leite de pedra. Foi assin no lançamento do Etios, da Toyota. Um show tecnológico com projeções de imagem, música, cadastro para pré-vendas e test drives. Tudo bonito, eficiente, correto. Muito bem feito. Só faltou uma coisa, um banheiro.

Para as pessoas vomitarem após ver o carro.
 
Dizer que o Etios é feio é sacanear a palavra feio. O Etios leva o segmento dos sedãs espaçosos e mal desenhados – Logan, Cobalt, Versa, Grand Siena – a novos níveis de horror. A frente é achatada; a lateral é desproporcional; a traseira usa elementos de design redondos de vinte anos atrás.

Por dentro, o que se esperava de um compacto japonês: muito plástico duro, tecidos ásperos, e um desenho totalmente sem criatividade. As poucas ideias diferentes, como o cluster central e a maxi-tampa do porta-luvas, são mal executados: o primeiro tem cara de brinquedo e o segundo bate nas pernas do passageiro.

 

Não foi possível dirigi-lo, mas a imprensa especializada que já o fez não elogiou muito: motor fraco, suspensão molenga. A ver como se comportam as unidades no Brasil. Os motores 1.3 e 1.5 ainda não tiveram potência divulgada.

Como qualidades, uma sensação geral de solidez típica de carros japoneses, incluindo botões e alavancas com acionamento e peso corretos; e o bom espaço interno. O porta-malas do sedã é bom, do hatch não.

Mas o Etios, assim como seus concorrentes, não é para o entusiasta; é para quem procura um transporte de A para B. Neste segmento, a qualidade percebida de um produto japonês – e a Toyota está melhor nisso do que a Nissan – pode ser o diferencial para que o Etios venda razoavelmente bem. Problema serão os preços altos: Hatch 1.3 começa em 35 mil e sedã 1.5 a 48 mil. Caro, bem caro.

E feio.

(Obs: o blogger é um lixo. Desculpem a total falta de layout.)

7 Comments:

Anonymous Rene said...

Não que esse Etios seja bonito, longe disso, mas achei a aparência dele menos pior que "Logan, Cobalt, Versa, Grand Siena", esses são muito horíveis, com destaque pro GM. Chuta que é macumba!

8:20 PM  
Anonymous Fabiano said...

Pra mim o Siena é o melhorzinho no design, embora o melhor conjunto seja o do Versa.

11:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

desculpe mas não olho para o etios, meu carro é o passat. se for 35 mil completo está bom, se for 35 mil pelado tb quem quiser comprar que compre. Com 45 mil na mão se fosse comprar ia na livina ou tiida.

7:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Prefiro o novo VW Voyage...

9:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

VW Voyage??? estamos falando de carro, de carroça foi no post anterior..hahah

8:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Feio? ... Acho feio escrever "assim" com N (assin... dá uma olhada no 1º parágrafo)... Cara, vi pessoalmente o ETIOS Hatch e o Sedã. O Hatch é muito mais bonito que muitos carros nacionais por aí, pelo menos por fora. Supera em beleza o gol, 207, uno, palio, sandero, etc. Já o sedã é feinho, mas é do tipo logan. A mecânica é simples, mas o motor de alumínio e já está no padrão EURO V, ou seja, acima de 98% dos carros q tem por aí em tecnologia. Acho q o bloguista anda falando bobagem!

2:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Dia 13 de abril foi a primeira (e única)vez que vi esse carro andando. Ele tem "cara" de carro feminino, mas por incrível que pareça não é tão feio, mas mesmo assim é feio. Minha namorada ficou horrorizada com o preço: "por essa quantia eu pego coisa muito mais bonita". Talvez se ele viesse concorrer como o Ka endura, ele teria algum lugar ao sol e as pessoas se acostumariam com o seu péssimo desenho.

3:11 PM  

Postar um comentário

<< Home

HTML Counter
Web Counters
Free Hit Counters
Hit Counter