Na loja de R$ 1,99, o etanol

E todo mundo comprou carro flex e está desde dezembro abastecendo com gasolina. Que beleza! Biocombustível tem dessas: coloca os motoristas a par de conceitos diferentes, como a entressafra de cana de açúcar, justamente entre novembro e março, quando o preço do etanol logicamente fica mais caro.

O que chama a atenção neste ano é a severidade da escassez de etanol. Entre 2009 e 2010, a alta no preço do etanol foi tão discreta que muitos donos de carros flex nem chegaram a apelar para a gasolina. Já neste início de 2011, o etanol tem estado consistentemente mais caro que a gasolina, algumas vezes de forma até agressiva, somente entre 20 e 30 centavos mais barato, por litro, do que o combustível fóssil.

E a situação não deve melhorar muito. O açúcar segue sendo vendido a preços recordes lá fora, incentivando as usinas a produzirem o alimento ao invés do combustível. Então o etanol vai cair de preço, mas não muito, e talvez por pouco tempo. E quem tem carro a gasolina, otimizado para uso de gasolina, aliando desempenho e economia, está rindo à toa.

A previsão é que o uso de etanol como combustível creça tanto que o mercado terá o dobro do tamanho atual até 2020. Para processar estas outras dezenas de milhões de toneladas de cana, mais de 100 novas usinas precisam ser construídas no Brasil, este mesmo país tacanho e mesquinho que quer proibir o investimento estrangeiro em terras agrícolas e que não tem absolutamente a menor condição de investimento, gerenciamento e competência para suprir essa necessidade pelos próximos anos.

Como sempre, o brasileiro tem uma ideia brilhante, o etanol como combustível, e depois tudo é estragado pelo governo incompetente, povoado de mulas. E quem tem carro flex, abastece com etanol, economiza dinheiro e ajuda o planeta, fica na mão.

Comentários

Anônimo disse…
1,99 tá barato, aqui em SC tá 2,29 o alcool
kuca disse…
Esses flex sao uma merda, bebem muito mais que os carros monocombustiveis. Carros dos anos 80 faziam a media com alcool que os flex de agora fazem.

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3