Será que a culpa foi a derrota para a França?

Quatro Rodas este mês traz um gráfico com as vendas dos sedãs médio-grandes e grandes nos últimos meses. Não estou com a revista aqui para passar os números exatos, mas Civic tem a liderança com folga, seguido de... Corolla, Vectra, Fusion e Mégane. Civic em primeiro é assaz óbvio. Fusion em quarto, com mais de 500 unicades/mês, é surpreendente, mas não medonho se considerarmos as qualidades do carro mais o público que está órfão de um grande carro americano desde 1983, quando o Landau saiu de linha. Corolla em segundo me intriga. A Toyota tem feito pacotes interessantes de pagamento nos seus carros, mas não tem, ao menos publicamente, dilapidado o preço como a Chevrolet tem feito com o Vectra. Já este tem como consolo o insucesso do Mégane, embora tenha qualidades para vender mais que o defasado Toyota. Já o Mégane definitivamente não deveria estar em último. O carro é muito bom, é bonito, tem uma opção de motorização 1.6 Flex, tem um 2.0 bastante cumpridor, tem troca seqüencial no câmbio automático, tem câmbio manual de 6 marchas, tem pacotes interessantes de opcionais, com ABS e computador de bordo em todas as versões, por exemplo, e não vende.

A explicação para os entendidos está na falta de nome da Renault no segmento. De fato, Honda e Toyota têm uma aura de confiabilidade e segurança – e é impressionante como a Honda carros não sofre influência as Honda Motos, líder em vendas desses mosquitos barulhentos e poluidores. Vamos ver até quando as japonesas conseguem se segurar sem entrar no mercado de compactos, com altas vendas e canibalização da imagem da marca.
Hoje em dia, se eu tivesse 55 mil reais na mão, a dúvida seria grande entre Civic e Mégane. Por fora correm Focus Ghia (cujo preço de tabela é bem acima disso, mas que pode ser obtido com descontos interessantes) e Bora, um excelente pacote num carro defasado e que, pior de tudo, padece do mesmo mal de seguro caro dos VW. O Civic pode até ser mais carro, mas não é uma diferença que justifique um volume de vendas seis vezes maior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3