Qual o melhor carro para São Paulo? (parte IV)
Av. Brasil x Av. Rebouças
Você acabou de sair da faculdade, de um curso ou mesmo de um happy hour mais prolongado. São por volta de 22h30 de uma noite bonita quando você se aproxima do cruzamento da avenida Rebouças com a avenida Brasil (ou Henrique Schaumann, no outro lado). O que pode parecer extremamente rotineiro para uns (como foi para mim, exatamente neste mesmo local e horário, por 4 anos) esconde uma grande armadilha: é o horário de maior criminalidade em São Paulo, num cruzamento com um dos maiores índices de assalto. O que traz à tona um assunto que não deveria ser nem mencionado ao se falar de automóveis, mas que infelizmente faz parte da realidade brasileira: segurança.
Aceleração e estabilidade contam muito se você tem disposição de fugir, mas esta não é uma alternativa viável para carros sem blindagem. A melhor alternativa, nestes casos, é não chamar a atenção. Quanto a isso, conto uma história: um colega de um amigo meu parou num semáforo da avenida Europa (reduto dos endinheirados em SP) com seu Gol branco bolinha. Na frente, um Jaguar. Mal havia parado o carro, quatro assaltantes apareceram por trás de umas moitas e cercaram o Jaguar, de armas em punho. O motorista desse não teve dúvida: atravessou o sinal e os bandidos atiraram no carro, a esmo. Então eles ficaram sozinhos no farol com o Gol branco. Olharam o carro... e foram embora.
A torcida da BMW já deve estar vibrando com a vantagem de sua blindagem; não é bem assim. Quando querem assaltar carros com esta proteção, os bandidos usam outros métodos, como bloquear o caminho ou armas de impacto. A blindagem protege dos assaltos amadores, que são extremamente perigosos mas também não visam a classe mais alta. Nessas horas, é preferível não chamar atenção (como o Gol branco) do que chamar e depender da blindagem e depois ter de pagar por vidros danificados.
Vai ser polêmica, mas a classificação fica:
Chevrolet Celta: 9 (com os vidros fechados)
Palio Weekend Adventure: 8
Honda Fit: 7
Ford EcoSport: 6
Toyota Corolla SE-G: 5
Chevrolet Blazer 2.8 TD: 4
BMW 540i Protection: 3
VW Golf 2.0: 2
Audi A3 1.8T: 1
Av. Brasil x Av. Rebouças
Você acabou de sair da faculdade, de um curso ou mesmo de um happy hour mais prolongado. São por volta de 22h30 de uma noite bonita quando você se aproxima do cruzamento da avenida Rebouças com a avenida Brasil (ou Henrique Schaumann, no outro lado). O que pode parecer extremamente rotineiro para uns (como foi para mim, exatamente neste mesmo local e horário, por 4 anos) esconde uma grande armadilha: é o horário de maior criminalidade em São Paulo, num cruzamento com um dos maiores índices de assalto. O que traz à tona um assunto que não deveria ser nem mencionado ao se falar de automóveis, mas que infelizmente faz parte da realidade brasileira: segurança.
Aceleração e estabilidade contam muito se você tem disposição de fugir, mas esta não é uma alternativa viável para carros sem blindagem. A melhor alternativa, nestes casos, é não chamar a atenção. Quanto a isso, conto uma história: um colega de um amigo meu parou num semáforo da avenida Europa (reduto dos endinheirados em SP) com seu Gol branco bolinha. Na frente, um Jaguar. Mal havia parado o carro, quatro assaltantes apareceram por trás de umas moitas e cercaram o Jaguar, de armas em punho. O motorista desse não teve dúvida: atravessou o sinal e os bandidos atiraram no carro, a esmo. Então eles ficaram sozinhos no farol com o Gol branco. Olharam o carro... e foram embora.
A torcida da BMW já deve estar vibrando com a vantagem de sua blindagem; não é bem assim. Quando querem assaltar carros com esta proteção, os bandidos usam outros métodos, como bloquear o caminho ou armas de impacto. A blindagem protege dos assaltos amadores, que são extremamente perigosos mas também não visam a classe mais alta. Nessas horas, é preferível não chamar atenção (como o Gol branco) do que chamar e depender da blindagem e depois ter de pagar por vidros danificados.
Vai ser polêmica, mas a classificação fica:
Chevrolet Celta: 9 (com os vidros fechados)
Palio Weekend Adventure: 8
Honda Fit: 7
Ford EcoSport: 6
Toyota Corolla SE-G: 5
Chevrolet Blazer 2.8 TD: 4
BMW 540i Protection: 3
VW Golf 2.0: 2
Audi A3 1.8T: 1
Comentários