Qual o melhor carro para São Paulo? (parte V)
Rodovia dos Imigrantes
Um carro não pode ser escolhido como o melhor para São Paulo se ele não se comportar adequadamente num lugar que é visitado por milhões de pseudo-banhistas toda véspera de feriado: a rodovia dos Imigrantes.
São quatro pistas de asfalto excelente em toda a sua extensão. Curvas suaves e niveladas. No trecho de serra, a situação melhora ainda mais, com a ausência de caminhões e ônibus. Um passeio delicioso, não fossem o pedágio extremamente abusivo (mais de dez reais), o limite estúpido e idiota de velocidade na descida (80 km/h na estrada mais moderna do País) e, claro, os congestionamentos de horas intermináveis: eu mesmo já levei oito horas para descer até a Rio-Santos. A abertura da nova Imigrantes melhorou a situação, embora seja um paliativo. De qualquer maneira, já avaliamos os carros nos congestionamentos, então vamos considerar aqui condições normais de tráfego e clima. Considero também aqui uma viagem familiar, com o carro lotado com quatro ocupantes e muita bagagem, dirigindo a velocidades moderadas; a viagem sozinho, ou a dois, será contemplada em breve.
BMW 540i Protection: 9 (ainda que abaixar apenas meio vidro atrapalhe para pagar o pedágio)
Toyota Corolla SE-G: 8
Palio Weekend Adventure: 7
GM Blazer 2.8 TD: 6 (se você julga economia superior a conforto, coloque a Blazer em 2º)
Audi A3 1.8T: 5
Golf 2.0: 4
Ford EcoSport 1.6 XLT: 3
Honda Fit: 2 (o 1.4 reclama na subida da serra e leva pouca bagagem)
Celta 1.0: 1
Rodovia dos Imigrantes
Um carro não pode ser escolhido como o melhor para São Paulo se ele não se comportar adequadamente num lugar que é visitado por milhões de pseudo-banhistas toda véspera de feriado: a rodovia dos Imigrantes.
São quatro pistas de asfalto excelente em toda a sua extensão. Curvas suaves e niveladas. No trecho de serra, a situação melhora ainda mais, com a ausência de caminhões e ônibus. Um passeio delicioso, não fossem o pedágio extremamente abusivo (mais de dez reais), o limite estúpido e idiota de velocidade na descida (80 km/h na estrada mais moderna do País) e, claro, os congestionamentos de horas intermináveis: eu mesmo já levei oito horas para descer até a Rio-Santos. A abertura da nova Imigrantes melhorou a situação, embora seja um paliativo. De qualquer maneira, já avaliamos os carros nos congestionamentos, então vamos considerar aqui condições normais de tráfego e clima. Considero também aqui uma viagem familiar, com o carro lotado com quatro ocupantes e muita bagagem, dirigindo a velocidades moderadas; a viagem sozinho, ou a dois, será contemplada em breve.
BMW 540i Protection: 9 (ainda que abaixar apenas meio vidro atrapalhe para pagar o pedágio)
Toyota Corolla SE-G: 8
Palio Weekend Adventure: 7
GM Blazer 2.8 TD: 6 (se você julga economia superior a conforto, coloque a Blazer em 2º)
Audi A3 1.8T: 5
Golf 2.0: 4
Ford EcoSport 1.6 XLT: 3
Honda Fit: 2 (o 1.4 reclama na subida da serra e leva pouca bagagem)
Celta 1.0: 1
Comentários