Qual o melhor carro para São Paulo? (parte III)

Rua Caiubi

Lembro-me de ter lido certa vez um comentário a respeito de uma foto aérea de Brasília: "caramba, essa cidade não tem uma subida!" Eu nunca fui, mas quem esteve lá garante que tudo é assim mesmo: plano até o fim dos tempos. Buenos Aires segue o mesmo roteiro.
São Paulo, em compensação, tem todas as subidas e descidas que faltam a essas cidades. Sua geografia é completamente irregular, com bairros bem planos (Moema, Campo Belo) e outros, a grande maioria, verdadeiros desafios à arte de ir e vir (Vila Madalena, Morumbi, Aclimação, Pirituba).
A Rua Caiubi representa fielmente essa tradição. É uma subida extremamente íngreme, uma travessa da Avenida Sumaré, em Perdizes. Até há pouco tempo seu piso era de paralelepípedos, uma verdadeira obra-prima na arte da perda de tração. Ela representa aqui todas essas subidas e descidas que se impõem à malha viária paulista.
Nessa situação, quais os diferenciais? Em primeiro lugar, câmbio automático, que impede gastos desnecessários de embreagem e o conseqüente malabarismo dos pés que esses lugares exigem. Em segundo lugar, tração, e nesse caso a potência excessiva pode ser inimiga: sem um controle de tração adequado, o carro fica patinando no lugar (se estivesse presente, o Dodge Viper teria péssima nota nessa seção). Tração 4x4 pode parecer exagero, mas sem dúvida tem sua utilidade em pisos lisos úmidos, a pior situação de aderência. Carros manuais de tração dianteira, como a maioria aqui, são os piores nessa situação.

GM Blazer 2.8 Turbo Diesel: 9
BMW 540i Protection: 8
Toyota Corolla SE-G: 7
Audi A3 1.8T: 6
Honda Fit: 5
VW Golf 2.0: 4
Palio Weekend Adventure: 3
Ford EcoSport XLT 1.6: 2
Celta 1.0: 1

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