Qual o melhor carro para São Paulo?

Este é um assunto que deve surgir em diversas rodas de conversa sobre automóveis. Qual o carro ideal para São Paulo? Uma cidade cheia de contrastes, linda e horrível, rica e pobre, maravilhosa e insegura, a maior metrópole do hemisfério sul, lar de mais de 10 milhões de pessoas. O que faz um carro ser melhor do que outro na vida de um morador dessa cidade?
Confesso que essa é uma pergunta que nunca respondi. São muitas variáveis para considerar. São Paulo é uma cidade de trânsito difícil e geografia (física e social) mais ainda. Além disso, possui opções de escolha dentre quase todos os carros do mundo – o limite fica na carteira de cada um.
Para tentar resolver a questão de uma forma justa e lúdica, escolhi oito carros que acredito cobrirem a maior parte do espectro de possibilidades sobre rodas. São modelos representativos de suas classes. Se você julga que algum modelo importante ficou de fora, escreva um comentário pedindo para que ele seja incluído aqui ou faça sua própria avaliação.
Os carros são: Chevrolet Celta 1.0, representando os "populares"; Palio Weekend Adventure 1.8, representando as peruas; Ford EcoSport XLT 1.6, como utilitário esporte compacto; VW Golf 2.0, jogando no time dos médios; Toyota Corolla SE-G, como sedã grande de luxo; Chevrolet Blazer 2.8 Turbo Diesel, utilitário grande; Audi A3 1.8T de 180cv, esportivo; e BMW 540i Protection, a cereja do bolo.
Para saber como cada um deles se comportaria em algumas situações, escolhi dez locais típicos de rodagem para o paulistano. São locais e avenidas praticamente obrigatórios para quem mora na cidade e representam toda a diversidade de trânsito possível. A cada atualização, revelarei um lugar e minha avaliação do comportamento dos oito automóveis em questão naquele local. Conforme sua colocação, cada carro receberá uma nota de um a oito. Para fazer sua avaliação pessoal, dê mais peso aos locais e situações que enfrenta com mais freqüência. O resultado final, a ser divulgado daqui a nove atualizações, vai mostrar qual o carro (ou a categoria) mais versátil e adequado para São Paulo. Se me permitem, começarei com um clássico:

Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini

A Berrini, como é mais conhecida, recebe uma quantidade de carros muito maior do que a sua capacidade, todos os dias. Para quem não conhece, ela junta os carros que vêm da Av. dos Bandeirantes (uma importante via de ligação entre diversos bairros) em direção à Zona Sul, com todos os que chegam e saem do trabalho em um dos diversos prédios de escritórios que ficam nas suas margens. Ou seja: é congestionamento na certa, a situação mais comum enfrentada pelo paulistano no seu dia-a-dia.
Para enfrentar bem um trânsito caótico, o carro precisa ser confortável e relaxar o motorista. É aqui que os automáticos abrem larga vantagem. No entanto, quem pensa que esta seria uma vitória fácil para a BMW, ledo engano: por ser larga, é mais suscetível aos riscos e danos causados pelos motoqueiros passando pelos corredores dos carros a toda velocidade. Ela ganha pontos pelo conforto: bancos mais macios, ar-condicionado digital e um sistema de som sem rivais.

Notas finais:
BMW 540i Protection: 8
Toyota Corolla SE-G: 7
Audi A3 1.8T: 6
VW Golf 2.0: 5
Palio Weekend Adventure: 4 (é um carro extremamente confortável)
Ford EcoSport: 3
GM Blazer 2.8 Turbo Diesel: 2 (o diesel é barulhento e incomoda)
Celta 1.0: 1 (sem ar-condicionado...)

Aguarde os próximos locais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3