Down: Volkswagen encerra produção do Up!

 Hoje a VW oficializou o encerramento da produção do Up! Aqui no M4R sempre gostamos do carrinho, achamos muito válida a proposta de um carro pequeno, urbano, com desempenho acima da média e níveis elevados de segurança.

Infelizmente, no Brasil ficou perdido em meio a tantos outros carros de maior porte e melhor acabamento que custavam a mesma coisa. As vantagens em desempenho e segurança também foram diminuindo conforme a concorrência se modernizou.

Neste parágrafo, iríamos fazer uma crítica ao planejamento da VW Brasil com o caso do Up. Ele surgiu na Europa como subcompacto, com dimensões menores, tanque de 30 litros, porta-malas inexistente e tampa traseira de vidro. Num projeto exclusivo para o Brasil (que, portanto, demandou tempo e dinheiro), o Up ganhou comprimento, espaço no banco traseiro, no porta-malas, e tanque maior. O que acabou transformando-o num concorrente dos compactos nacionais como Gol e Onix. Em retrospecto, não parece um bom investimento.

Mas não queremos criticar essa decisão da VW, e sim elogiá-la. Porque poderiam ter tomado o rumo óbvio de não disponibilizar o Up no Brasil, de continuar empurrando Gol e Fox, de reduzir a gama a poucos modelos, para maximizar o lucro e o consumidor brasileiro que se foda. Com o Up, a VW trouxe mais uma opção no mercado, que agradou muitos entusiastas. Então sempre respeitaremos decisões assim e ficamos tristes de morar num país que só compra carro da moda, pensando no valor de revenda.

Aliás, esse apreço entusiasta faz com que duas versões do Up tenham forte potencial de se tornar colecionáveis no futuro: a versão Speed, de produção limitada e acessórios de bom gosto, e esta última versão de 4 lugares, por ter sido produzida por poucos meses. Quem tiver paciência...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3