Mais sobre os carros caros do Brasil

A Autoesporte acaba de soltar um levantamento que dialoga perfeitamente com o que publicamos no último post. Vale a pena ler:

https://autoesporte.globo.com/mercado/noticia/2020/11/carro-novo-e-caro-seus-pais-e-avos-pagavam-mais-ainda-para-andar-de-gol-basico-e-fusca-inseguro.ghtml

Porém, queremos fazer um contraponto.

É verdade que o Onix de hoje em dia não se compara em termos de tecnologia ao Fusca. Aliás não se compara ao Gol G4 de 2010, que era pelado de tudo.

Porém, também não se compara a tecnologia e eficiência dos meios de trabalho.

O Fusca de 1960 era um carro que praticamente estreava a fábrica nova da VW em São Bernardo, que começara a montar Fusca e Kombi há muito pouco tempo – a inauguração oficial da planta foi em 18 de novembro de 1959.

Então todo o maquinário, funcionários, terceirizados, fornecedores, tudo era muito novo e tudo isso seria pago com o lucro obtido com a venda do carro. E mesmo o Fusca não sendo um primor de tecnologia, não era defasado para 1960.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia avançou nos carros, substituindo carburador, platinado, lâmpadas halógenas e motores aspirados, a tecnologia também avançou nos meios de produção, substituindo pessoas por robôs, telex, fax, cartas, e processos. Então o custo de operação é menor, por mais tecnologia que se tenha agregado.

É possível argumentar que parte dessa economia esteja refletida no fato de um carro com motor turbo, air bags e ABS custar o mesmo, proporcionalmente, que o Fusca. Mas será que é tudo? Será que o carro precisa custar o quanto ele custa?

A conta do preço não é feita por markup: soma-se os custos e aplica-se a margem de lucro. É um processo muito mais complexo que leva em consideração inclusive fatores macroeconômicos tais como um carro de entrada custar o equivalente a 50 e poucos salários mínimos.

E esse cálculo está pouco se fodendo para o seu salário ou pro labore estagnados (quando existem), sendo atacados pela inflação e pelos impostos do governo que não te dá escola, saúde, segurança de volta. Nem vias bem pavimentadas ele consegue.

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