Chevrolet Onix, líder de vendas?
Onix líder de vendas pelo quarto ano.
Parece piada de mau gosto. Carro defasado, inseguro, sem graça. E tá vendendo
TRÊS VEZES MAIS que o segundo colocado. O que acontece?
- Concorrência incompetente. A VW tá
aí cozinhando o Gol G5 há DEZ anos já. O HB20 é excelente, mas cansou. Nem um
face-lift decente teve o coitado. O Argo quer ser tudo e não virou nada (está
na ridícula 12ª posição entre os mais vendidos na primeira quinzena de
novembro. O Palio nunca passou esse tipo de vergonha). O Sandero também está
velho. O Ka seria a nossa recomendação, e até que vende bem, porém a situação
da Ford no Brasil é incerta.
- Qualidades do produto.
Diferentemente do Celta, o Onix tem qualidades. Boa central multimídia, motor
confiável e econômico, espaço interno adequado, face-lift que o manteve
atualizado, ampla rede de assistência. Não seria nossa escolha na categoria,
mas tem seus méritos.
- Concessionários que sabem vender.
Claro que há exceções, mas em nossa experiência é difícil entrar numa loja GM e
não fechar negócio. Tem valorização do usado, tem financiamento, tem taxa zero,
tem desconto, tem brinde. Aí você heroicamente resiste a tudo isso e entra na
Ford para ser solenemente ignorado pelos vendedores que estão no zap.
- Comportamento de manada. Nas
eleições, reparem como o candidato que está à frente nas pesquisas usa isso a
seu favor. Quantos não deixam de votar em quem “não tem chance”? Muitos devem
se interessar pelo Onix por ser o que mais vende, vê-lo a rodo nas ruas, ter
andado em um Uber, e por aí vai.
- Força da marca. É impressionante
como a GM só vendeu carroça no Brasil por muitos anos e ainda assim manteve um
fã-clube impressionante. Hoje, com a linha modernizada, está capitalizando. Se
ainda tivesse a excelência dos anos 90 então...
Comentários