PSA compra Opel
Hoje foi confirmada a compra da Opel pela PSA.
Algumas observações:
- Esse movimento pode explicar porque o Brasil
não recebia mais projetos Opel, como na época de Astra, Meriva e Zafira. Ainda
acreditamos que o principal viés da decisão seria a redução de custos mesmo,
aquela alegação insuportável de que “os carros seriam muito caros para o Brasil”.
Mas também poderia ter um viés de já trazer projetos ao Brasil que teriam
continuidade dentro da GM. A Opel já era considerada “à venda” dentro da GM
desde 2009 pelo menos...
- A Opel e a Vauxhall, sua marca no Reino
Unido, há tempos já não conseguiam competir com a Ford e principalmente VW na
Europa. A combalida GM não fazia os investimentos necessários para que esses
carros estivessem no mesmo nível de refinamento, tecnologia e desempenho dos
concorrentes. E, ao contrário da PSA/Renault e Fiat, que têm mercados cativos
em seus países de origem, a Opel enfrenta a Volks na disputa “caseira” e a Vauxhall
não era considerada britânica por ninguém.
- A PSA tem uma oportunidade de trazer projetos
Opel ao Brasil, seja com marca Peugeot/Citroën ou Opel mesmo. Trazer os Opel
poderia ser uma oportunidade de reinvenção da marca e conquista de uma imagem
de confiabilidade e bom pós-venda que as marcas francesas não possuem. Por
outro lado, o custo de trazer uma marca nova ao Brasil pode assutar. Por isso
que acreditamos que, infelizmente, não vai acontecer nada por aqui.
- Se a PSA tivesse a agressividade da Hyundai
de cinco a dez anos atrás, traria ao Brasil as novas gerações de Zafira e
Vectra – se duvidar até com o mesmo nome, dependendo de como ficou a questão
dos direitos – e sambava na cara da Chevrolet. Mas como só tem mediocridade
comandando as montadoras no Brasil, vamos ficar só na vontade mesmo.
Comentários
Aproveito para escrever relativamente à Opel, marca que sofre um pouco preconceito na Europa mas que cada vez mais (na minha opinião) apresenta uma melhoria na qualidade dos carros e inclusive consegue ganhar alguns prémios europeus. É verdade que não tenho valores ou estatísticas para demonstrar, mas nos últimos tempos a Opel tem conseguido apresentar modelos cada vez mais interessantes e completos do ponto de vista de segurança e "gadgets". A Opel procura ser uma marca de entrada na zona premium dos carros, onde anda BMW, AUDI e MERCEDES.
A VW sofreu bastante com a fraude das emissões nos últimos meses. Mas tem conseguido manter-se à tona pois tem muito consumidor de mente tacanha pois tal como aqui no Brasil com Honda e Toyota,lá tem gente que só vê VW independentemente da pior qualidade do produto.
Infelizmente, também é da minha opinião que Opel nunca virá para o Brasil enquanto tiver Chevrolet. Se seguir uma politicas agressiva de venda e pós venda, talvez consiga roubar mercado a algumas marcas, mas creio que os preços dos carros serão exagerados.
Não sei se sabe, mas em Portugal chegaram a coabitar as duas marcas GM (Chevrolet e Opel) com uns produtos semelhantes e outros diferentes, mas a Chevrolet acabou por desistir do mercado por não ter cota suficiente. A título de curiosidade, a Captiva chegou a ser vendida ao mesmo tempo sob a marca Chevrolet e Opel.