India in Box
Os carros chineses levaram uma
voadora no peito, verdadeiro tapa na cara com o Inovar-Auto. As alíquotas de
importação foram para o espaço sideral (já estavam na estratosfera) e a solução
para manter competitividade do Brasil seria montar fábrica por aqui. Foi o
caminho escolhido pelas alemãs BMW, Audi e Mercedes por exemplo, assim como a
Land Rover.
Fica aqui o raciocínio paralelo do
porque as chinesas não tomaram o mesmo rumo. Falta de habilidade na negociação
com o Brasil? Retração econômica do país? Confiança na expansão em outros
países, especialmente no mercado interno da própria China? Boas perguntas. Mas,
como disse uma pessoa num comentário por aí: “Deus me livre. Um carro
sino-brasileiro junta o pior de dois mundos, carro chinês com assistência
técnica brasileira”.
Fato é que neste momento as chinesas
perderam a vantagem em preço. Sues carros eram altamente competitivos, agora
não mais. As opções das fabricantes tradicionais se aproximam em conteúdo e
valor, também devido ao não repasse de alguns aumentos e inflação. O JAC J3
parecia literalmente um negócio da China, hoje já nem sabemos mais quanto
custa.
Mas se você quer ainda fazer um
negócio da China existe uma opção que não é Chinesa, mas de dois países muito
próximos: Japão e Índia. Sim, estamos falando do Etios.
Você leva um sedã 1.5 pra casa por
pouco mais de 40 mil. Nesta faixa os concorrentes estão nos 1.0, e começando as
linha superiores em motorização, seja 1.4 ou 1.6. Os equipamentos são
parecidos, mas o Etios entrega espaço interno vastamente superior, revisões
muito baratas com a confiabilidade da Toyota e ainda por cima um acerto de
dirigibilidade muito interessante. O preço a se pagar é a feiúra extrema, tanto
externa quanto interna com aquele painel central ridículo.
Porém, o negócio da China é isso mesmo:
o comprador abre mão de alguma coisa para recolher outros benefícios. Nos
carros chineses abre-se mão do status, da ampla rede de concessionárias, e em
alguns casos do design pois tem uns bem feios. Mesma coisa no Etios. Fosse você
um taxista, ou fazendo carreira no Uber, um Etios faz bastante sentido.
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