Um país cordial

Recentemente o portal iG deu destaque a algumas matérias mencionando a impressão dos estrangeiros que vêm morar no Brasil em relação ao nosso país. Muitas coisas interessantes, e um ponto em comum aos vários relatos chamou a atenção: a cordialidade do brasileiro. "Brasileiro diz que vai visitar a pessoa mesmo que não tenha a menor intenção de fazê-lo. Não é falta de educação, é não querer magoar quem está convidando".

Este tipo de atitude deixa o brasileiro complacente com o próximo. O que pode ter algumas vantagens, mas também desvantagens que nem sempre enxergamos. E aqui nos referimos especificamente a achar "tudo bem" uma outra pessoa fazer bobagem.

Vamos pegar o péssimo atendimento em concessionárias, para ficar no tema do blog. Com honrosas exceções, o vendedor hoje é um tirador de pedido, um entendido em financiamentos que tem zero conhecimento dos produtos que vende. E o comprador acha que tudo bem, afinal é um trabalho digno, coitado, não teve oportunidade. Olha que dó, está trabalhado de sábado. Papinho idiota. A pessoa está para atender o cliente fazer disso um bom trabalho e boa experiência. Se o atendimento é ruim, é nosso dever como consumidor dar as costas e ir embora. É nosso dever não pagar a gorjeta em caso de atendimento porco. Mas não, o brasileiro tem pena. E entra nesse circulo vicioso da porcaria.

A esperança é que tudo isso mude quando o mercado desacelerar e o talento na hora de vender voltar a ser relevante. Aí só vai se estabelecer quem tiver competência.

E, parafraseando Tropa de Elite, "os fracos que se fodam."

Comentários

Anônimo disse…
Hey very nice blog!

My web-site: biocafe.so
Anônimo disse…
Em poucas palavras, muito bem dito! Pena que, ao "rodar" da carruagem, essa situação de mercado em que as vendas sejam mais difíceis, vai demorar um pouco ainda. Além da maturidade do consumidor. Só então ele será rei. Hoje o consumidor brasileiro é "mico de circo"...

será que o anônimo aí de cima que disse "Hey very nice blog" utilizou-se desses tradutores "online"? (e então será que ele realmente entendeu o real significado?)
Anônimo disse…
sac pliage longchamp Livr sera envoy votre porte. mulberry bags
Anônimo disse…
Fato; O povo brasileiro é dessa maneira, provavelmente, pela tradição dos estupros e abusos diários... Desde a chegada dos portugueses, passando pelas ditaduras, talvez isso tenha sido uma maneira de amenizar as coisas.

Obs.: Espera ansiosa por novos posts...

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3