Ford Focus Hatch Ghia 2.0 16v Duratec
Chegou aquele momento tão esperado do ano de ir até Campos do Jordão fazer os test-drives em um monte de carros diferentes e vir aqui contar tudo. Este ano foram vários: um Ford, um Fiat, dois Hondas, um Peugeot e um Toyota. Os modelos revelo aos poucos! Vou fazer as análises pela ordem que testei os carros:
Ford Focus Hatch Ghia 2.0 16v Duratec
Eu conheço MUITO bem o Focus. Portanto, a ansiedade para fazer este teste se devia mais ao novo motor do que qualquer outra coisa. Aliás, méritos aqui para o atendimento no estande da Ford: rápido, cordial e eficiente - mal cheguei e já pude fazer o teste.
Vamos falar logo do que interessa: o carro é um canhão. Desde que dirigi o Marea de 160 cv um carro não me impressionava tanto pela potência. O carro entrega muito torque em qualquer faixa de rotação e não deixa mais a sensação de “buracos” nas trocas de marcha como acontecia com os outros motores. Em altos giros, então, o motor se revela e empurra o carro como se ele fosse de papel. Tudo isso com um ronco delicioso e uma suavidade de funcionamento dignos de nota. Se o desafio da Ford era suplantar o ótimo Zetec, ela conseguiu.
De resto, o Focus Ghia ganhou algumas amenidades que o colocaram novamente no mesmo patamar de acabamento que Golf e 307. Os pára-sóis têm tampa nos espelhos e iluminação acionada por botão. O câmbio ganhou nova manopla, bem menor e mais confortável que a anterior. O controle de tração agora é automático e não pode ser desativado pelo botão. O novo desenho do painel ficou muito bonito, em especial o conta giros com a faixa vermelha.
Um dos grandes méritos da Ford neste carro até agora foi não tê-lo estragado. O Focus continua simplesmente com a melhor suspensão do mercado: silenciosa, macia e firme em velocidade. O volante tem o diâmetro certo e uma excelente pega, mesmo sem o revestimento em couro. Os pedais têm acionamento macio, ainda que um curso um tanto longo. Em termos de relação carro-motorista, é sem dúvida um dos melhores do mercado.
Um detalhe imperceptível num test drive mas que pode incomodar muito o motorista é o banco. O banco do Focus é estreito e chato, uma falha terrível em um carro tão bem acertado. Ele incomoda em viagens longas e não oferece o suporte necessário, muito menos em velocidade. Como o banco é fundamental para o prazer em dirigir, ele é uma mancha grande num carro extremamente prazeroso de ser dirigido. O veredicto final? Se você tem entre 55 e 65 mil reais e pretende comprar um hatchback, existem duas opções no mercado: Focus e 307. O resto É LIXO e merece ser ignorado.
Estilo 8
Acabamento 9
Posição de dirigir 7
Instrumentos 9
Itens de conveniência 9
Espaço interno 8
Porta-malas 6
Motor 10
Desempenho 10
Câmbio 9
Freios 10
Suspensão 10
Estabilidade 9
Segurança passiva 8
Custo-benefício 8
Ford Focus Hatch Ghia 2.0 16v Duratec
Eu conheço MUITO bem o Focus. Portanto, a ansiedade para fazer este teste se devia mais ao novo motor do que qualquer outra coisa. Aliás, méritos aqui para o atendimento no estande da Ford: rápido, cordial e eficiente - mal cheguei e já pude fazer o teste.
Vamos falar logo do que interessa: o carro é um canhão. Desde que dirigi o Marea de 160 cv um carro não me impressionava tanto pela potência. O carro entrega muito torque em qualquer faixa de rotação e não deixa mais a sensação de “buracos” nas trocas de marcha como acontecia com os outros motores. Em altos giros, então, o motor se revela e empurra o carro como se ele fosse de papel. Tudo isso com um ronco delicioso e uma suavidade de funcionamento dignos de nota. Se o desafio da Ford era suplantar o ótimo Zetec, ela conseguiu.
De resto, o Focus Ghia ganhou algumas amenidades que o colocaram novamente no mesmo patamar de acabamento que Golf e 307. Os pára-sóis têm tampa nos espelhos e iluminação acionada por botão. O câmbio ganhou nova manopla, bem menor e mais confortável que a anterior. O controle de tração agora é automático e não pode ser desativado pelo botão. O novo desenho do painel ficou muito bonito, em especial o conta giros com a faixa vermelha.
Um dos grandes méritos da Ford neste carro até agora foi não tê-lo estragado. O Focus continua simplesmente com a melhor suspensão do mercado: silenciosa, macia e firme em velocidade. O volante tem o diâmetro certo e uma excelente pega, mesmo sem o revestimento em couro. Os pedais têm acionamento macio, ainda que um curso um tanto longo. Em termos de relação carro-motorista, é sem dúvida um dos melhores do mercado.
Um detalhe imperceptível num test drive mas que pode incomodar muito o motorista é o banco. O banco do Focus é estreito e chato, uma falha terrível em um carro tão bem acertado. Ele incomoda em viagens longas e não oferece o suporte necessário, muito menos em velocidade. Como o banco é fundamental para o prazer em dirigir, ele é uma mancha grande num carro extremamente prazeroso de ser dirigido. O veredicto final? Se você tem entre 55 e 65 mil reais e pretende comprar um hatchback, existem duas opções no mercado: Focus e 307. O resto É LIXO e merece ser ignorado.
Estilo 8
Acabamento 9
Posição de dirigir 7
Instrumentos 9
Itens de conveniência 9
Espaço interno 8
Porta-malas 6
Motor 10
Desempenho 10
Câmbio 9
Freios 10
Suspensão 10
Estabilidade 9
Segurança passiva 8
Custo-benefício 8
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