Defesa

Eu vacilo, mas eu volto. Segue email enviado hoje ao editor do Best Cars:

Acredito que você já deve ter se perguntado de onde vem essa tal febre pelos acessórios de aparência fora-de-estrada que vemos no Celta Off-Road e agora no Fiesta Trail, versões totalmente desprovidas de qualquer aptidão fora do asfalto além de seus irmãos não-adaptados.
Perto de onde eu trabalho tem um ponto de táxi enorme, e grande maioria dos mais de 40 táxis que se revezam ali todo dia tem engates traseiros. Lógico, nenhum deles puxa reboques efetivamente - já perguntei para vários. Todos colocam o engate para se sentirem protegidos de leves colisões traseiras. No caso dos carros pretensamente off-road, a existência de quebra-matos, estibos e pára-choques pretos só ajuda nesses pontos. E nisso sou obrigado a concordar: que falta faz o bom e velho friso de borracha. Com os pára-choques totalmente pintados, qualquer encostada em uma parede ou no pára-choque de um outro carro já é motivo de pequenos amassados e riscos na pintura. Pior ainda quando não é você o autor, mas um outro carro parado na sua frente ou atrás de você.
Acho que uma grande parcela dos compradores desse carro deseja isso - uma certa robustez contra esse tipo de choques. O engate só piora as coisas no caso de uma colisão traseira de maior velocidade, mas se for uma pequena "encostadinha", protege. Nesse caso, o que os fabricantes vendem como kit off road nunca terá esse uso efetivamente, e o dono sabe disso, e nem busca uma aparência jovem. Busca é se proteger de barbeiragens.

Você pode me achar correto ou errado, mas duas coisas que eu jurei que nunca ia fazer já estão bem próximas do meu próximo carro: cor prata (que não tem nada a ver com o assunto) e engate.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3