O melhor saiu
A
Jeep lançou o Commander renovado para 2026 e eliminou duas versões do
portfólio, a Longitude 5 lugares e a Overland com o motor Hurricane 2.0T de 272
cv, além de abaixar o preço de todas as versões.
Não
se apeguem muito a essa queda de preço; o Commander e todos os carros da Jeep
têm descontos substanciais nas concessionárias, e que afetam ainda mais este modelo
devido à concorrência acirrada com os chineses. Foi somente formalizado algo
que já acontecia na experiência de compra, e vai continuar acontecendo.
O
que faltou nessa renovação foi justamente a adoção da hibridização para o motor
1.3T, que se ressente de precisar empurrar os 1700 kg da Commander, particularmente
saindo da inércia. Um motor elétrico entregando torque instantâneo faria maravilhas
para a sensação dinâmica desse carro. Aparentemente virá no próximo ano-modelo.
Enquanto
isso, a Jeep matou a nosso ver a versão mais interessante do Commander, a Overland
2.0T. A de cinco lugares, embora fizesse algum sentido por ser bem menos cara
que a de sete lugares de mesmo acabamento, vendeu pouco pela proximidade de
preço com o Compass e, imaginamos, pelos descontos dados pela Jeep que
provavelmente acabavam aproximando os valores dessa versão e da de 7 lugares.
Além disso, ao contrário da Spin e aquela idiotice de prender os assentos
adicionais com uma corda, na Commander eles recolhem direitinho no piso do
porta-malas.
Já
a versão Overland 2.0T a nosso ver reunia o melhor do carro, excluindo-se aí
uma eventual capacidade fora-de-estrada da versão diesel. Era a combinação do melhor
acabamento e conjunto de equipamentos com o motor mais potente. Não vemos
sentido na versão Blackhawk: paga-se mais caro por uma versão empobrecida ao
ter o interior totalmente em preto e as rodas igualmente escurecidas e
simplificadas; é infinitamente mais interessante o interior marrom da Commander
Overland e seus belos detalhes em bronze.
Aqui
somos fãs das versões luxuosas de carros que carregam a mesma motorização das
versões esportivas. Existem casos nos quais as versões esportivas carregam
atrativos suficientes para deixá-las melhores, como a Palio Weekend Sport com
painel de fundo branco e um belo volante Momo, itens ausentes das versões 16v e
Stile com o mesmo motor 1.6 16v. Porém, estes são a exceção.
Comentários