O melhor saiu

 

A Jeep lançou o Commander renovado para 2026 e eliminou duas versões do portfólio, a Longitude 5 lugares e a Overland com o motor Hurricane 2.0T de 272 cv, além de abaixar o preço de todas as versões.

 

Não se apeguem muito a essa queda de preço; o Commander e todos os carros da Jeep têm descontos substanciais nas concessionárias, e que afetam ainda mais este modelo devido à concorrência acirrada com os chineses. Foi somente formalizado algo que já acontecia na experiência de compra, e vai continuar acontecendo.

 

O que faltou nessa renovação foi justamente a adoção da hibridização para o motor 1.3T, que se ressente de precisar empurrar os 1700 kg da Commander, particularmente saindo da inércia. Um motor elétrico entregando torque instantâneo faria maravilhas para a sensação dinâmica desse carro. Aparentemente virá no próximo ano-modelo.

 

Enquanto isso, a Jeep matou a nosso ver a versão mais interessante do Commander, a Overland 2.0T. A de cinco lugares, embora fizesse algum sentido por ser bem menos cara que a de sete lugares de mesmo acabamento, vendeu pouco pela proximidade de preço com o Compass e, imaginamos, pelos descontos dados pela Jeep que provavelmente acabavam aproximando os valores dessa versão e da de 7 lugares. Além disso, ao contrário da Spin e aquela idiotice de prender os assentos adicionais com uma corda, na Commander eles recolhem direitinho no piso do porta-malas.

 

Já a versão Overland 2.0T a nosso ver reunia o melhor do carro, excluindo-se aí uma eventual capacidade fora-de-estrada da versão diesel. Era a combinação do melhor acabamento e conjunto de equipamentos com o motor mais potente. Não vemos sentido na versão Blackhawk: paga-se mais caro por uma versão empobrecida ao ter o interior totalmente em preto e as rodas igualmente escurecidas e simplificadas; é infinitamente mais interessante o interior marrom da Commander Overland e seus belos detalhes em bronze.

 

Aqui somos fãs das versões luxuosas de carros que carregam a mesma motorização das versões esportivas. Existem casos nos quais as versões esportivas carregam atrativos suficientes para deixá-las melhores, como a Palio Weekend Sport com painel de fundo branco e um belo volante Momo, itens ausentes das versões 16v e Stile com o mesmo motor 1.6 16v. Porém, estes são a exceção.

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