O ano mudou, mas o ranço continua o mesmo

Feliz Ano Novo pessoal!

Tá difícil postar, achamos todos os carros novos uma merda. Tudo igual até R$ 300k. Também não dirigimos nada novo.

Estamos postando hoje devido ao retorno da Ford à Fórmula 1. Filhos da puta. Fecham a operação no Brasil de forma irresponsável, acabam com empregos, sonhos, famílias, mas têm dinheiro pra investir na F1 e levar endinheirados ao paddock dos grandes prêmios.

Vamos falar um pouco de marketing. 

O retorno em vendas de um patrocínio, fornecimento de motores ou qualquer ação na F1 é irrisório. Pode até acontecer, mas se esse mesmo dinheiro fosse empregado em ações tradicionais de marketing, como anúncios, redes sociais, promoções, o retorno sobre o investimento (ROI) é sempre superior.

Investir numa categoria do automobilismo faz sentido se tiver pelo menos um desses propósitos:

- Reputação. Competições de automobilismo são reconhecidas por testarem a resistência e o desempenho dos carros até o limite, portanto se esses são atributos que você quer associar à sua marca, faz sentido. A Ferrari, orgulhosa do desempenho de seus carros, faz isso muito bem, com as outras fabricantes procurando o mesmo caminho na F1: Aston Martin, Alfa Romeo, Mercedes. Note que são marcas premium. A Petrobras também fez bem quando forneceu combustível, alavancando a marca Podium até hoje com retornos superiores aos combustíveis premium dos concorrentes.

- Relacionamento. Estar dentro dos boxes, assistir a uma corrida do paddock, conhecer os pilotos, tudo isso são experiências exclusivas que um fabricante ou patrocinador pode oferecer a clientes selecionados, bem como fornecedores e outros públicos de interesse.

Sendo marca generalista, pouco a Ford tem a ganhar em termos de reputação com a F1. O objetivo é mesmo levar gente poderosa – inclusive agnentes governamentais – para experiências únicas em corridas de F1.

Pra isso tem dinheiro. Mas pra manter a operação e os empregos no Brasil, não. Vá se foder Ford.


Futuros colecionáveis

Com o lançamento da versão com face lift do Virtus, apareceu mais um futuro colecionável: o Virtus GTS.

Carro com motorização exclusiva, caracterização especial e disponível por poucos anos-modelo, já que foi descontinuado em prol do Virtus Exclusive.

Ele se junta ao Speed Up! TSI como provável futuro colecionável – desde que não tenha sido estragado com remap, stg2, downpipe e essas merdas.


Comentários

Anônimo disse…
Fantástico retorno, Dub. Estávamos com saudades. 1o post do ano tá top, daquele jeito q a gente gosta. Feliz ano!

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