Powershift e a reputação
Foi destaque em vários veículos da imprensa
especializada o fato da Ford
ter conhecimento dos problemas do câmbio Powershift e ter decidido seguir
com sua utilização em vários modelos na esxperança de que os problemas fossem de
menor monta e pudessem ser resolvidos ao longo da produção.
Como sabemos, não foi bem assim. Os problemas
foram recorrentes, em alguns casos somente um incômodo de vibração e aspereza,
porém em outros a coisa foi bem mais séria, com marchas travando, perda de
velocidade e impossibilidade de funcionamento. Embora os problemas aparentemente
tenham sido resolvidos a partir de 2016, o estrago foi feito. A Ford desistiu
do Powershift e a fabricante Getrag ficou ainda mais para trás no mercado.
As avaliações mais modernas com relação ao
valor de mercado de uma empresa não levam em conta somente a questão financeira
e de ativos, e consideram também o valor intangível que provém da reputação da
marca. Tem muito executivo da velha guarda no comando de muitas empresas hoje
que tem uma enorme dificuldade de entender qualquer conceito que não seja
lucro, grana, cascalho, porque afinal de contas é o que influencia o bônus
permitindo que eles comprem uma BMW para a filha de 10 anos.
Só que reputação tem um impacto real nas
finanças de uma empresa. A Fiat precisou comprar uma outra marca para ter
sucesso no mercado de carros grandes no Brasil, porque a fama de só sabem fazer
carros pequenos está arraigada. Por outro lado, a GM se valeu da reputação
adquirida com Opala, Monza e Vectra para empurrar umas porcarias como Celta,
Agile e Vastra no mercado.
Qual a reputação da Ford no Brasil hoje?
Certamente não é a mesma das outras montadoras. Quanto isso vai impactar suas
vendas? Difícil mensurar, mas é mais um fator contribuindo para o declínio da
futura divisão de SUVs do grupo VW.
Comentários
Tivemos problemas com três câmbios na Eco antes dos 22 mil km e como resultado atualmente não possuímos mais nenhum carro da marca (e nem temos intenção de voltar a comprar) pois se não bastasse o câmbio ser o que é o atendimento da marca corrobora seu diagnóstico de que os executivos Ford só visaram o lucro.