Powershift e a reputação


Foi destaque em vários veículos da imprensa especializada o fato da Ford ter conhecimento dos problemas do câmbio Powershift e ter decidido seguir com sua utilização em vários modelos na esxperança de que os problemas fossem de menor monta e pudessem ser resolvidos ao longo da produção.

Como sabemos, não foi bem assim. Os problemas foram recorrentes, em alguns casos somente um incômodo de vibração e aspereza, porém em outros a coisa foi bem mais séria, com marchas travando, perda de velocidade e impossibilidade de funcionamento. Embora os problemas aparentemente tenham sido resolvidos a partir de 2016, o estrago foi feito. A Ford desistiu do Powershift e a fabricante Getrag ficou ainda mais para trás no mercado.

As avaliações mais modernas com relação ao valor de mercado de uma empresa não levam em conta somente a questão financeira e de ativos, e consideram também o valor intangível que provém da reputação da marca. Tem muito executivo da velha guarda no comando de muitas empresas hoje que tem uma enorme dificuldade de entender qualquer conceito que não seja lucro, grana, cascalho, porque afinal de contas é o que influencia o bônus permitindo que eles comprem uma BMW para a filha de 10 anos.

Só que reputação tem um impacto real nas finanças de uma empresa. A Fiat precisou comprar uma outra marca para ter sucesso no mercado de carros grandes no Brasil, porque a fama de só sabem fazer carros pequenos está arraigada. Por outro lado, a GM se valeu da reputação adquirida com Opala, Monza e Vectra para empurrar umas porcarias como Celta, Agile e Vastra no mercado.

Qual a reputação da Ford no Brasil hoje? Certamente não é a mesma das outras montadoras. Quanto isso vai impactar suas vendas? Difícil mensurar, mas é mais um fator contribuindo para o declínio da futura divisão de SUVs do grupo VW.

Comentários

DAVI disse…
Sério que vocês colocaram o astra como porcaria ?
Marcelo Schwan disse…
Não é ao Astra a crítica, mas ao "Vastra", com "V" na frente, que é uma piada relativa ao Vectra que não era Vectra, mas sim um Astra esticado. O Vectra que veio depois do Vectra B de 1997.
DAVI disse…
Desculpe pelo engano e parabéns pelo blog de excelente qualidade.
Carros de casa antes do Powershit (sim, ele foi rebatizado aqui): uma Ecosport e um fusion.
Tivemos problemas com três câmbios na Eco antes dos 22 mil km e como resultado atualmente não possuímos mais nenhum carro da marca (e nem temos intenção de voltar a comprar) pois se não bastasse o câmbio ser o que é o atendimento da marca corrobora seu diagnóstico de que os executivos Ford só visaram o lucro.

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