Continuando...
Ajuste elétrico dos
bancos – Fazem muito sentido se vierem com memórias, pois assim o carro pode
ser usado por mais de um motorista e os ajustes ficam guardados para fácil
mudança. Mas mesmo sem memórias são úteis, para os pequenos ajustes do
dia-a-dia, como por exemplo quando se está com calçados de solado mais grosso
ou mesmo a diferença de altura que os seres humanos passam todo o dia (de manhã
somos mais altos). E também são úteis quando se quer baixar totalmente o
encosto.
Alerta para atar cintos
– Concordamos com o editorial. Aquele modelo que apita se você tão somente
ligar o carro sem o cinto atado é simplesmente insuportável. Preferimos o
sistema que acende a luz espia, mas o alerta sonoro só aciona acima de 20 km/h.
Alerta para cansaço do
motorista – O motorista deve ter consciência de quando está cansado e parar.
Simples assim.
Assistente para
estacionamento – Duvidamos que sejam mais eficientes do que uma baliza
bem-feita. Parece algo melhor para mostrar aos vizinhos do que usar na vida
real.
Câmera traseira para
manobras – As que vimos distorcem tanto as imagens que ficamos na dúvida se são
realmente úteis. Achamos válidas, mas desde que combinadas ao sensor de
estacionamento. Somente câmera, sem sensor achamos pouco.
Destravamento por senha
– Não é terrivelmente útil, mas pode-se pensar em algumas situações de uso,
como querer deixar a chave dentro do carro ou então passar a senha para alguém
ter acesso e buscar algo que esqueceu sem precisar emprestar a chave. Mas não
pagaríamos um centavo a mais por isso.
Espelho adicional para
ponto cego – Espelho bom é espelho biconvexo. Todo o resto: convexo, plano, com
espelho adicional, é pior. Adendo para o sensor de ponto cego: é útil, mas
usá-lo em São Paulo é ficar enlouquecido com a quantidade de motos que ele vai
sinalizar. A luz vai pedir aposentadoria por insalubridade com uma semana de
uso...
Estepe temporário ou de
medida diferente dos demais pneus – Estepe temporário achamos válido, desde que
represente real economia de espaço no porta-malas. Perde-se em dirigibilidade
até poder consertar um pneu, e por isso achamos esta solução pior do que ter um
pneu de medida real, de preferência com roda igual às em uso. Agora, realmente
essa mania de colocar um estepe de 16” num carro que usa roda 17” não dá pra
entender: perde espaço igual e prejudica a dinâmica do carro. Solução porca.
Massagem no encosto –
Testamos pouco e achamos muito suave para fazer algum efeito. Também ficamos
preocupados pensando que aquilo poderia quebrar se fosse muito utilizado.
Porta-copos – Aqui somos
bastante contrários ao publicado no Best Cars. Achamos porta-copos muito úteis
sim, para levar copos após passar numa lanchonete, ou ainda levar garrafas de
bebidas para acompanhar numa viagem longa. Conhecemos pessoas que têm o hábito
de sempre deixar uma garrafa de água no carro, para eventual sede em algum
trajeto. E mesmo que não tenham uso, viram úteis porta-trecos.
Pneu que roda vazio –
Nunca testamos, e entendemos que ainda é uma solução em estudo, mas dado que
calibrar pneus é um enorme anacronismo em pleno século 21, uma solução nesse
sentido tem tudo para ser útil.
Retrovisor interno
fotocrômico – No M4R sempre defendemos este item, pelo fato de constantemente
se ajustar à intensidade da luz que vem atrás e desta forma ajudar o motorista
a não ser cegado pelos inúteis que andam com faróis altos acesos sem motivo, ou
com eles desregulados (especialmente os que desregulam os neblinas de
propósitos para usá-los e ficar lindão). Só achamos que a regulagem de
escurecer deveria ser mais agressiva, pois não protege desses males o tanto
quanto deveria.
Televisor e toca-DVDs –
Bênção para entreter as crianças no banco traseiro. Na frente, têm utilidade
duvidosa caso só possam ser vistos com o carro parado. É mais uma das leis
idiotas: a intenção é boa, mas na prática o que se vê são pessoas (muitos
taxistas) com sistemas after-market funcionando o tempo todo, sem fiscalização.
Deveria ser liberado, mas como infelizmente o motorista médio já se atrapalha
com volante, câmbio e pedais, é melhor proibir mesmo.
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