GM tomando jeito?

Por conta das novas regras de emissão de poluentes válidas para 2009, a GM efetou mudanças nos motores 1.0, chamados agora de VHC E (o E é de Economia? Ecologia? Etruscos? A segunda opção é a mais provável, dado que o E vem pintado de verde). A potência aumentou em torno de cinco cavalos, e o torque em torno de meio quilo (0,5 m.kgf). São números suficientes para melhorar o desempenho de Celta e Classic, algo que eles já não precisavam – tinham uma das melhores performances no segmento, dado o baixo peso e o câmbio de relações curtíssimas. Quem se beneficiaria bem desse motor, mas ainda não o recebeu, é o Corsa, que é significativamente mais pesado.

De qualquer maneira, acréscimos de potência e torque são sempre bem-vindos, embora a GM pudesse ter aproveitado para baixar a rotação no qual eles aparecem – o torque máximo do VHC E, assim como do VHC anterior, vem a altíssimos 5200 giros, sendo que o ideal seria a 3000 ou menos. A VW fez isso nos motores VHT: obteve um ganho discretíssimo de potência (um cavalo) e bem maior em torque (um quilo), e ainda por cima reduziu a rotação de torque máximo. É melhor para a dirigibilidade do que a estratégia da GM, mas os números discretos não têm apelo marqueteiro.

No final, o que importa mesmo é que a GM aumentou os tanques de Celta e Classic de 48 para 54 litros. Pouco, porém avisa que a montadora está alerta às constantes reclamações da pouca autonomia dos carros flex usando álcool. A Fiat foi a mais agressiva nisso até agora, ao crescer o tanque do Punto de 48 para 60 litros, e deveria ser seguida por outras montadoras, em especial nos casos de Ka, Fiesta, Polo, Fox e família Corsa, todos com tanques abaixo dos 50 litros de capacidade e motores flex. Num trânsito urbano carregado, um tanque de 45 litros de álcool traz autonomia para pouco mais de 250 km, algo muito baixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3