Encontro de antigos em Águas de Lindoia


Neste feriado, marcamos presença no Encontro de Automóveis Antigos em Águas de Lindoia. As impressões que registramos do ano passado voltaram com força.



O fluxo de pessoas está maior do que nunca. O trânsito para chegar na cidade estendia-se por quilômetros e para ir embora foi pior ainda. O bate e volta de São Paulo começa a ficar inviável, e hospedar-se em outras cidades também, dado o movimento. Só que os hotéis da cidade não negociam somente uma diária, e comercializam somente pacotes para os quatro dias do feriado, o que não necessariamente atende a todos. A boa notícia é que aparentemente neste ano os hotéis foram com muita sede ao pote e ficaram com quartos disponíves. Pode ser interessante arriscar uma hospedagem de última hora.



Assim como no Salão do Automóvel, a quantidade de pessoas desinteressadas em carros está bem maior do que os interessados. É até engraçado ouvir a conversa alheia: a quantidade de groselha é brutal. Destacamos o “uvas verdes”: todos esses antigos são muito caros porque na verdade não consigo comprar um.



Mas vamos dar parte da razão aos “uvas verdes”. Aparentemente a crise no setor de antigos passou e os carros voltaram a encarecer. Além da “taxa Lindoia” – carros no evento têm seu preço inflacionado em 10% ou mais -, os valores em si estão ficando cada vez menos razoáveis. As pessoas estão sem dó de pedirem valores surreais, como 400 mil ou 600 mil reais, em carros interessantes mas que não valem um imóvel. O que identificamos em termos de preço:



- Veículos raros em ótimo estado de conservação: esses são os caríssimos, destinados a milionários que possuem coleções. São Rolls-Royces, Ferraris e outros carros de renome.



- Veículos que atingiram um patamar de preço elevado e estabilizaram. Maverick, Mustang, Dodges nacionais parecem ter perdido o fôlego nesta faixa de 120 a 150 mil reais. Os muscle-cars americanos também parecem estabilizados entre 200 e 300 mil.



- Veículos em franca valorização: ficamos assustados com a subida do preço dos Galaxie/Landau. Havia um ferro-velho sendo vendido por 40 mil. Os exemplares com melhor convervação estavam sendo oferecidos por cerca de 80 mil reais, alta relevante sobre os 50-60 pedidos há pouco tempo. Outros que estão valorizando são as Mercedes dos anos 70.



- Oportunidades: muitas empresas estão se especializando em trazer carros dos EUA. Muitos modelos são valorizados lá também, o que dificulta fazer bons negócios, mas outros podem oferecer oportunidades, como os Corvettes C3 e principalmente C4. Ou se você curte modelos “fora da caixa”, como os Mustang e Cadillac dos anos 80, aí é um prato cheio.



- As lojas estão oferecendo negócios melhores que os particulares. Talvez por já conhecerem o mercado, imaginamos que as lojas coloquem um certo freio na ganância dos vendedores: “ah, esse carro nesse estado vende por tantos mil”. Para os particulares, o céu é o limite, e o que mais tem é gente querendo enriquecer comprando sucata no interior, dando um tapa e vendendo como se fosse a última bolacha do pacote.



- Continuamos preferindo os encontros de antigos nos quais eles rodam.

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