Também, com aquele interior de plástico...

É, a Volks vai mal das pernas. Está pagando um preço, em parte, de algo que não tem culpa: o fato de ter um produto que vendeu muito nos anos 60 e 70, época na qual aumentar a produção tinha ligação direta com fábricas maiores e mais pessoas. Paga o preço de ter criado a indústria automobilística do ABC, e com isso ter de lidar com um dos sindicatos mais atuantes do país (já falei dessa crise aqui antes).

Um dos sindicalistas disse, de maneira muito interessante, que a culpada é a própria Volks. “Há anos eles não vendem um produto decente. Se fossem líderes em vendas, não precisariam das demissões”. De fato, fosse o EcoSport um Volkswagen, poderíamos estar falando em outros termos. Há anos que a VW não apresenta um carro digno de nota. Os bons vêm da Alemanha; os desenvolvidos aqui deixam muito a desejar e podemos creditar boa parte de suas vendas a uma fidelidade irracional de uma boa parcela de compradores.

Erros mercadológicos à parte, me parece óbvio que é chegada a hora de uma reestruturação. Dezenas de empresas mundo afora já fizeram isso. A IBM cortou mais de 40% de sua força de trabalho no início dos anos 90. A própria Nissan sofreu para brilhar hoje. Se esse é o caso de quebrar os ovos para fazer a omelete, como acredito ser, então que tomem a atitude necessária, mesmo que isso signifique o fechamento da fábrica Anchieta. E vale aqui ressaltar que o BNDES se deu conta e cortou o empréstimo. Reestruturação antes, crescimento depois.

É claro que o sindicato vai reclamar. Aqueles trabalhadores são o cerne do sindicato, são sua garantia de existência. A empresa está tomando esta atitude para voltar a crescer e, num futuro bem pouco distante, recontratá-los. É um pensamento muito pequeno defender cada um dos funcionários e deixá-los definhar junto a uma empresa moribunda, ao invés de manter a maioria com empregos saudáveis e recolocar a companhia no crescimento. Ou vai virar uma nova Varig?

Mas que eles precisam de produtos melhores, ah precisam mesmo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gol G4 com interior de G3

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire