Impressões: VW Tera 170 TSI MT

 



Vamos assumir logo de cara que avaliação estática é um golpe baixo. Vai ser algo necessariamente superficial, afinal de contas não dirigimos o veículo e se considerarmos que sua principal função é locomover pessoas, estamos deixando de fora a principal razão do carro existir.

É verdade e continuamos acreditando nisso. Porém, também precisamos entender que o dirigir dos automóveis está cada vez mais parecido, especialmente nas marcas e carros generalistas. E, principalmente, como temos muito pouco tempo e interesse pelos carros novos, achamos que era melhor publicar essas impressões do Tera do que nada.

Mérito também do Tera. Fosse um carro qualquer, mais um na multidão, e não estaríamos aqui compartilhando nossas impressões. Já andamos e temos material para falar nossas impressões do Taos, por exemplo, mas esse carro é tão sem graça que não vemos motivo para esse esforço.

O Tera não. O Tera passa a sensação de um projeto bem cuidado desde o princípio, com a contribuição de pessoas que gostam de carro. Como todo automóvel VW, ele é feito para vender e dar lucro; mas no caso do Tera parece que permitiram que os entusiastas dessem alguns pequenos palpites.

Não no desenho, no entanto. O Tera tem a Family face VW que há tempos deixa os carros parecidos demais. A criatividade do design dentro dessa regra parece ter acabado com o Nivus – esse sim é bonito --, e o Tera só parece atual, sem chamar atenção pelo desenho. Também entendemos que é difícil fazer um hatch compacto bonito pelas necessidades de espaço interno.

E aqui o Tera surpreende, com espaço digno para quatro adultos numa embalagem bem compacta. A única crítica vai para as manoplas internas das portas que ficaram muito protuberantes e roubam espaço da largura.


 

O ambiente interno do Tera é muito agradável e surpreende para a categoria e principalmente em se tratando de Volkswagen, conhecida pelo acabamento horroroso nos mais recentes lançamentos. O Tera mescla plásticos duros porém de belas texturas e muito bem encaixados, e associa tecido em parte do painel de das portas para um toque refinado até, muito mais agradável que o mar de plástico que estamos acostumados. Parece que as críticas ao acabamento fizeram efeito, e existe uma preocupação de melhora tanto nos modelos existentes quanto neste lançamento. É muito agradável mesmo, parece quase um sedã médio por dentro em termos de acabamento.

O painel é digital com a boa resolução e configurações típicas da VW, há regulagem de altura e distância do volante, espelho externo direito com tilt down (somos fãs da função, todo carro deveria ter), faróis em LED, revestimento em couro no volante e demais equipamentos condizentes. Só faltam as rodas de liga leve que são fáceis de adicionar.

 

Por fim, a cereja do bolo que é o câmbio manual VW. Desde o Fusca o câmbio manual da VW é referência no Brasil e desde que o uso do MQ-200 se espalhou há uns 30 anos que a VW reina praticamente sozinha em termos de câmbio manual gostoso de usar no Brasil, somente a Honda chegando no mesmo patamar. No Tera segue um câmbio leve, macio, curto, rápido, com as engrenagens “chupando” as marchas, uma delícia. Para ficar 100% só trocando a manopla, achamos a atual muito grande, deveriam adotar a redonda bola de golfe que é tão emblemática da VW. Deve ser uma delícia conduzir rápido esse SUVzinho com câmbio manual e motor turbo.

O pênalti é o preço. Carro recém-lançado dificilmente tem descontos na concessonária e a montadora quer logo pagar o investimento. O Tera turbo manual sai por 117 mil e esse preço nos parece permitir comprar outros carros 0km com mais espaço e/ou equipamentos, embora a gente não acompanhe mais o mercado para falar sobre isso com propriedade. Talvez um Renault Kardian, por exemplo. Na própria VW é possível pegar um Polo Track por valores ao redor de 90 mil com câmbio manual, e embora o Polo pareça uma carroça de boi por dentro em comparação com o Tera, são quase 30 mil de diferença, o que é muita coisa. Mas se o Tera atender suas necessidades e o valor pedido for algo que esteja dentro da sua capacidade financeira, pode comprar sem medo e com a segurança de levar para casa um produto muito bem feito e prazeroso.

Comentários

Marcelo disse…
Com certeza prazeroso. Tenho como carro de dia a dia um Polo TSi manual, 2024. Delícia de dirigir. Fiz o VCDS dele pra adicionar o conta giros e de quebra tirei o delay. Ficou excelente para uso diário. Desenvolve muito bem em baixa, sobe gostoso de giro e é muito econômico. Acredito que com a suspensão retrabalhada do Tera e rodas maiores e um bom perfil 60 pra nosso solo lunar, deve ter ficado muito bom.

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