O Celta morreu

Já não era sem tempo.

Primeiro modelo oriundo da fábrica da GM em Gravataí, o projeto Arara Azul deveria ser um modelo estrondosamente barato, para vender em altíssimos volumes e catapultar a GM à liderança de vendas. Toda a depenação possível estava lá. Só não estava o preço. Entao o consumidor levava o pior acabamento já visto na produção nacional, com exceção da Kombi, espaço interno difícil, absolutamente nenhum equipamento, por preço similar ao da concorrência.

Foi uma fase tenebrosa para os amantes de carro no Brasil, esse início dos anos 2000 que precisávamos conviver com Gol G4, Fox da primeira geração, Fiesta baiano e o Celta. Jogo duro. Dá até gosto olhar para trás e ver como Gol, Fox, Fiesta (mesmo seu sucessor espiritual, o Ka) e Onix melhoraram as coisas. Sair de um Fox daquela época e entrar num atual é como sair de um banco de praça e entrar no Copacabana Palace.

Hoje o Celta não cabe mais no cenário nacional; mesmo tendo melhorado internamente com a remodelação, a posição de dirigir enviesada, o câmbio extremamente curto, o projeto baseado no Corsa de 94 já estavam mais do que esgotados.

Então damos adeus a um carro pequeno, popular, de altas vendas, confiabilidade mecânica, e um câmbio extretamente curto que dava impressão de bom desempenho, necessário ao estar associado a motores VHC que sempre só renderam em altíssima rotação.

Foi importante para muita gente, mas em termos de automóveis não vai deixar saudade.

Comentários

Unknown disse…
Tive por dois anos e realmente a confiabilidade mecânica era excelente, quase não tive problemas. Agora quando sai dele e fui pra um fiesta rocam 1.6, foi tipo quem só conhece a praia grande ir visitar ilha bela.
Abs, parabéns pelo blog.
Unknown disse…
Tive por dois anos e realmente a confiabilidade mecânica era excelente, quase não tive problemas. Agora quando sai dele e fui pra um fiesta rocam 1.6, foi tipo quem só conhece a praia grande ir visitar ilha bela.
Abs, parabéns pelo blog.

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