Impressões: Toyota Etios


Há algum tempo elogiamos no M4R a estratégia de marketing da VW quando do lançamento do Golf 4,5. Mesmo com produtos ruins na mão, a turma se esforça para tirar leite de pedra. Foi assin no lançamento do Etios, da Toyota. Um show tecnológico com projeções de imagem, música, cadastro para pré-vendas e test drives. Tudo bonito, eficiente, correto. Muito bem feito. Só faltou uma coisa, um banheiro.

Para as pessoas vomitarem após ver o carro.
 
Dizer que o Etios é feio é sacanear a palavra feio. O Etios leva o segmento dos sedãs espaçosos e mal desenhados – Logan, Cobalt, Versa, Grand Siena – a novos níveis de horror. A frente é achatada; a lateral é desproporcional; a traseira usa elementos de design redondos de vinte anos atrás.

Por dentro, o que se esperava de um compacto japonês: muito plástico duro, tecidos ásperos, e um desenho totalmente sem criatividade. As poucas ideias diferentes, como o cluster central e a maxi-tampa do porta-luvas, são mal executados: o primeiro tem cara de brinquedo e o segundo bate nas pernas do passageiro.

 

Não foi possível dirigi-lo, mas a imprensa especializada que já o fez não elogiou muito: motor fraco, suspensão molenga. A ver como se comportam as unidades no Brasil. Os motores 1.3 e 1.5 ainda não tiveram potência divulgada.

Como qualidades, uma sensação geral de solidez típica de carros japoneses, incluindo botões e alavancas com acionamento e peso corretos; e o bom espaço interno. O porta-malas do sedã é bom, do hatch não.

Mas o Etios, assim como seus concorrentes, não é para o entusiasta; é para quem procura um transporte de A para B. Neste segmento, a qualidade percebida de um produto japonês – e a Toyota está melhor nisso do que a Nissan – pode ser o diferencial para que o Etios venda razoavelmente bem. Problema serão os preços altos: Hatch 1.3 começa em 35 mil e sedã 1.5 a 48 mil. Caro, bem caro.

E feio.

(Obs: o blogger é um lixo. Desculpem a total falta de layout.)

Comentários

Rene disse…
Não que esse Etios seja bonito, longe disso, mas achei a aparência dele menos pior que "Logan, Cobalt, Versa, Grand Siena", esses são muito horíveis, com destaque pro GM. Chuta que é macumba!
Fabiano disse…
Pra mim o Siena é o melhorzinho no design, embora o melhor conjunto seja o do Versa.
Anônimo disse…
desculpe mas não olho para o etios, meu carro é o passat. se for 35 mil completo está bom, se for 35 mil pelado tb quem quiser comprar que compre. Com 45 mil na mão se fosse comprar ia na livina ou tiida.
Anônimo disse…
Prefiro o novo VW Voyage...
Anônimo disse…
VW Voyage??? estamos falando de carro, de carroça foi no post anterior..hahah
Anônimo disse…
Feio? ... Acho feio escrever "assim" com N (assin... dá uma olhada no 1º parágrafo)... Cara, vi pessoalmente o ETIOS Hatch e o Sedã. O Hatch é muito mais bonito que muitos carros nacionais por aí, pelo menos por fora. Supera em beleza o gol, 207, uno, palio, sandero, etc. Já o sedã é feinho, mas é do tipo logan. A mecânica é simples, mas o motor de alumínio e já está no padrão EURO V, ou seja, acima de 98% dos carros q tem por aí em tecnologia. Acho q o bloguista anda falando bobagem!
Anônimo disse…
Dia 13 de abril foi a primeira (e única)vez que vi esse carro andando. Ele tem "cara" de carro feminino, mas por incrível que pareça não é tão feio, mas mesmo assim é feio. Minha namorada ficou horrorizada com o preço: "por essa quantia eu pego coisa muito mais bonita". Talvez se ele viesse concorrer como o Ka endura, ele teria algum lugar ao sol e as pessoas se acostumariam com o seu péssimo desenho.

Postagens mais visitadas deste blog

Gol G4 com interior de G3

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire