Coisa de gente louca

Da série "propagandas que gostaríamos de ver por aí:"
 
O que é pior que uma ideia ruim? Uma ideia ruim repetida muitas vezes!
 
Nova linha Fiat com câmbio Dualogic; agora disponível para Palio ELX, Siena HLX , Palio Weekend Adventure Locker e Idea Adventure Locker (é isso mesmo, carros fora-de-estrada com câmbio automatizado).
 
Todos eles movidos com aquele primor de tecnologia que é o motor GM 1.8.
 
Afe. E ainda dão emprego pra um cara desses.

Comentários

André disse…
Caríssimo Dubstyle, de fato, uma aberração.

Proposta: gostaria que vc nos brindasse com uma aula sobre câmbios automáticos e automatizados. Como aquela de alguns bons posts atrás sobre AC digital. Que tal?

Algumas perguntas:
- Qual a diferença entre o automático e o automatizado?
- Por que os automatizados hoje existentes no BR dão os famosos "trancos"?
- Li em outro blog que o no Polo I-Motion fará uso de uma caixa automatizada. Falaram lá que essa caixa é produzida pela Magneti Marelli, ou seja, os VWmaníacos vão ficar doidinhos em saber que a VW tá usando câmbio da Fiat. Procede?
- Li também que o "dualogic" da Magneti usa um atuador eletro-hidráulico. Ainda assim, por que tantos trancos?

Bom, muitas perguntas... Fica a sugestão de uma aula sua sobre câmbios, em algum momento de relax...

Forte abraço!
Israel Mendes disse…
Ótimo pedido.
Também gostaria da aula!
Mr. K disse…
Não entendo a implicância com este tipo de câmbio. Já que a F1 utiliza um sistem amuito similar. O câmbio da F-1 não possui conversor de torque, portanto é uma variação [muito mais complexa, mas ainda uma variação] do câmbio automatizado. E a magnetti marelli é uma marca muito comptente.

Infelizmente ainda não pude testar algum carro com esse recurso, então pdoe soar bem na teoria e ser ruim na prática...
André disse…
Mr. K, seu último parágrafo diz tudo. Teste uma meriva "easytranco" ou um linea dualogic pra sentir na pele que desgraça que é. É muito ruim.

Umas pessoas falaram que é questão de você aprender a usar, tirar um pouco o pé quando o câmbio mudar a marcha, etc etc. Na minha opinião, o carro não pode dar solavancos fortes e ponto final. Tem que ser confortável, suave.

Aguardemos pra ver o que a VW vai trazer...
T.G disse…
Bom dia!!

Acho que o mais importante desse lançamento da Fiat não é a o quão perfeito é o funcionamento do câmbio.

Concordo plenamente que o dualogic da Fiat precisa de uma evolução (se bem que no Linea ele é bem mais suave que no Stilo), mas o ponto principal dessa nova opção é oferecer uma veículo mais barato, com um câmbio que não precisa de embreagem.

Antes do Palio Dualogic (R$ 38mil), o carro mais barato automático vendido era o Kia Picanto (R$ 42mil) e acima dele os 207/C3 (Na casa dos R$46 mil ou mais).

Eu entendo que a Fiat, com esse novo opcional, irá absorver uma faixa interessante de consumidores que querem uma "mordomia" e não podem pagar mais do que R$ 40mil em um carro.

E por experiência própria, o jeito de guiar interfere muito no funcionamento do Dualogic.

Realmente se, na hora da troca de marcha, se aliviar um pouco o acelerador - vamos lembrar que o carro é manual, apenas com acionamento da embreagem automático - ele fica bem mais suave. Não será nunca um primor de suavidade (como o câmbio Tip de 6 marchas da VW), mas é uma opção interessante com menor custo.

Acredito até que poderia casar com os motores 1.4 em linha (Fiat, GM, VW - se algum dia esse motor sair da Kombi - ).

É uma pena só que as montadoras não evoluiram no uso do CVT e que a Honda abandonou esse tipo de câmbio, que é muito funcional para motores pequenos.

Um Abraço!!
Jarraum disse…
Olha não acho uma aberraçao nunca.
Quantas Pajeros, Hilux, Sorentos, da vida saem com cambio automátco? e são carro bem mais fora de estrada do que o adventures da vida.
Se é automatizado, não vejo problema algu, já que em 99% da vida o carro só vai andar e asfalto mesmo.
Também sou muito mais fã dos automáticos convencionais, mas é uma boa opção para quem quer esquecer o terceiro pedal.
Além do preço.
A GM tinha o Chevette auto, Corsa GL Sedan 1.6, tentou e não encplacou, de repente a FIAT se dê melhor.
O que eu acho mais ignorante na Ford é vender o Fiesta MAXX (nosso sedan), na Argentina e no México com cambio automático e pros indios aqui nem como opcional. Vai entender.

Postagens mais visitadas deste blog

Gol G4 com interior de G3

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire