Dolph Lundgren em: Palio Weekend 2 - A Ressurreição
Além de tudo, o carro é honesto por onde quer que se olhe. Tem um porta-malas generoso e um ótimo espaço interno, característica marcante dos Fiat desde o Uno. Alguns aspectos cativam: travas das portas integradas às maçanetas, bancos confortáveis, câmbio preciso e macio, manopla com boa pega, painel completo e com iluminação verde indireta, comandos à mão. Defeitos? Claro: não possui faixa degradê, o acabamento da versão antiga está longe de ser um primor (e os faróis são péssimos, problema sanado com a reformulação), o plástico do volante é áspero, os comandos dos vidros elétricos traseiros e dos retrovisores elétricos estão mal-posicionados (o primeiro à frentte da alavanca de câmbio, o segundo atrás).
Mas e o desempenho? Embromou até agora e não vai falar do desempenho? Bom, essa não é a prioridade num carro familiar, mas uma boa potência extre é sempre bem-vinda em qualquer situação. Bom, isso depende do motor. As 1.0, 6 marchas ou 16v, entregam o mínimo necessário para locomoção na cidade. A 16v nem é tão ruim, mas não espere emoções. A 1.5 cumpre as obrigações, hoje só disponível à álcool, com performance satisfatória. A 1.6 8v é "torcuda" e uma ótima opção. As 1.6 16v e 1.8 são, claro, as estrelas. O motor 1.6 16v da Fiat é brilhante. O torque é suficiente em baixas rotações, mas acima de 4.000 rpm ele está em casa. É potente, sobe fácil de giro e faz um barulho que incita o pé direito. O 1.8 é diferente. Não brilha tanto em altos regimes, mas permitre uma condução calma e ao mesmo tempo vigorosa, sem tanta necessidade de troca de marchas. Dizem que ambos se equivalem em termos de consumo, mas eu acho que esse 1.8 da GM deve ser um grande fã dos postos de gasolina.
O problema é que, com esse motor todo, não há perua que segure nas curvas. E dá-lhe traseira oscilando para todos os lados. Os pneus são muito finos (os da Palio Sport, descontinuada, 185/60 R14 deveriam ser o mínimo nas versões mais luxuosas) e dobram nas curvas. O motorista deve ser bem cauteloso. Nada que assuste, mas realmente esses motores de mais de 100 cv pedem um comportamento dinâmico mais seguro.

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